Thempero > Reflexões  > Vitalidade e Bem-estar  > Medo e ansiedade em tempos de Corona – COVID19

Medo e ansiedade em tempos de Corona – COVID19

Medo e Ansiedade

O medo é uma reação de alerta muito importante para nossa sobrevivência. Na medida certa, o medo é uma função saudável do comportamento humano. Afinal, este faz com que evitemos situações que aumentem o perigo e a exposição desnecessária perante ameaças do cotidiano.

Porém, o medo deixa de ser saudável quando ele modifica negativamente o nosso dia a dia. Por exemplo, as fobias mais simples como medo de animais, de lugares fechados, de avião e até os mais complexos, causados pela ansiedade.

A ansiedade, para explicar em termos simples, é uma combinação de preocupação e medo, manifestando-se diferentemente em cada pessoa. Embora a ansiedade pareça ser um estado temporário de nervosismo da mente, seu efeito pode levar a complicações como depressão, distúrbios psicossomáticos, distúrbios motores, transtornos e obsessões.

Saúde mental x Pandemia

A Fiocruz disponibilizou três cartilhas com recomendações para cuidarmos da saúde mental durante a pandemia. De acordo com a organização, “estima-se que, numa situação como essa, se não houver intervenções, entre um terço e metade da população possa vir a sofrer algum problema psicológico e social.”

Segundo a Instituição, os medos que podemos sentir neste momento são de adoecer e morrer; perder as pessoas que amamos; perder os meios de subsistência ou não poder trabalhar durante o isolamento e ser demitido.

No mundo todo, as pessoas estão se esforçando para superar essas queixas específicas por vários meios. O boom do mercado de bem estar nos países desenvolvidos enfatizam diferentes tipos de exercícios mentais e tecnologias relaxantes. Embora o Yoga (como exercício respiratório e asanas) e o Ayurveda (como mudança de estilo de vida e alimentação) ainda permaneçam desapercebidos para a grande maioria da população.

Para complementar, os tratamentos tradicionais podem envolver psicoterapia, mudança de estilo de vida e meditação.

Ayurveda e Saúde Mental

Para o Ayurveda se você é uma pessoa saudável, você não sente ansiedade. Entende-se aqui como saúde quem está estabelecido no Eu (consciência), quem tem um agni (fogo digestivo) equilibrado, dhatus (tecidos) adequadamente formados, eliminação adequada dos malas (excretas), processos corporais que funcionam bem e cuja mente, alma e sentidos estão cheios de felicidade.

Causas da ansiedade de acordo com o Ayurveda

A ansiedade, que está frequentemente associada com a insônia e medo, é provocada pelo excesso de movimento na mente e no sistema nervoso, desequilíbrio alimentado por constantes pensamentos negativos. Porém, apesar de classificarmos este desconforto como mental, o desequilíbrio também tem origem física.

No corpo, Vata governa o movimento, o sistema nervoso, o coração, o pulmão e a mente. E Prana, a forma sutil de Vata, está associado às atividades mentais.

Kapha é responsável pela formação da estrutura esquelética, endócrina, nervosa, muscular, hematopoiética e digestiva e sua forma sutil é Ojas.

Ojas é resultado do processo digestório presente em todos os tecidos, é a essência da força, da vitalidade e da imunidade. Portanto, a qualidade de Ojas está diretamente ligada a qualidade do agni (digestão).

A boa qualidade de Ojas afeta diretamente a mente, pois é o responsável por criar estabilidade e balancear a homeostase.

Assim sendo, quando Ojas está enfraquecido, a pessoa fica suscetível a diversas desordens mentais, e uma delas é a ansiedade.

Tejas é o elemento sutil da força do agni (digestão). É o responsável por criar Ojas (força e imunidade) através do fluxo digestivo entre os sete tecidos.

Quando surge Ojas, uma de suas funções é proteger Prana, responsável por governar as atividades mentais, memória, pensamentos e emoções.

As três energias Ojas, Tejas e Prana estão baseadas no coração. Por isso, para o Ayurveda, o pilar da nossa consciência é o coração. O que acontece no coração, reflete na mente. Ojas preenche o seu coração e aumenta a sua capacidade de amar. Por esta razão, quando seu coração está em paz, sua mente está em paz.

Mente e corpo pela perspectiva do Ayurveda

A mente é resultado do movimento de prana. Está presente em todo corpo e em cada célula, e compreende dois principais componentes:

  • Manas é a mente sensorial, a qual inclui as percepções, os pensamento e as emoções.
  • Buddhi é o intelecto, que inclui as faculdades de cognição (dhi), atenção (dhruti) e memória (smruti).

Como já dito acima, um Ojas enfraquecido é consequência de um agni perturbado, o que provoca a produção de ama (partículas de alimentos não digeridas e absorvidas que se acumulam no trato gastrointestinal e em outros locais sutis do corpo e se transformam em uma substância tóxica, pegajosa e de mau cheiro). Quando este processo de má digestão se torna repetitivo, as moléculas de ama entopem os canais e a inteligência celular (prana) fica bloqueada.

Mano Vaha Srotas é o canal da mente. Ele nasce no coração e tem dez ramificações sensoriais importantes, formando cinco pares bilateriais, cada par conectado a cada um dos cinco sentidos. Quando Mano Vaha Srotas é afetado, várias desordens mentais podem surgir.

Por isso, uma mente instável estimula os órgãos dos sentidos, o qual percebe e exagera em suas respectivas percepções sensuais. Uma vez que o erro de percepção acontece, as atitudes são desenvolvidas continuamente para seguir a mesma falha. No final, a mente perde a compreensão normal dos sentidos e a pessoa fica excitada. Assim, a ansiedade surge.

Como manejar a ansiedade de acordo com o Ayurveda:

O manejo da ansiedade deve ser feito em três etapas: melhorar a qualidade da digestão (Agni), diminuir o excesso de movimento (Prana) e aumentar a vitalidade (Ojas).

1. Melhorar a digestão (Agni)

O Ayurveda enfatiza que um bom agni (digestão) é a premissa para a cura de todas as doenças. Então mais importante do que o que comer, é como comer. Por esta razão:

  • Coma somente quando estiver com fome;
  • Durante as refeições, escolha ficar em ambientes silenciosos;
  • Não faça qualquer outra atividade durante as refeições, incluso assistir TV, manipular o celular ou dirigir. Se você focar em outra atividade enquanto come, por exemplo assistir TV, sua mente estará concentrada no objeto ou no drama e isso provocará má digestão;
  • Não se movimente enquanto come;
  • Seja regular nos horários da sua alimentação;
  • Não coma em excesso;
  • Evite comer muito tarde ou próximo do horário de dormir.

2. Diminuir o excesso de movimento (Prana)

Como vimos acima, a ansiedade é fruto do excesso de movimento na mente. Movimento está relacionado a Vata Dosha (leve, frio, seco, áspero, móvel, sutil e claro), por isso uma maneira de você diminuir os estímulos da mente é aumentar a exposição (dietas, hábitos de vida, relacionamentos ou experiências) de elementos pesados, quentes, nutritivos, oleosos, que trazem estabilidade e são tangíveis na natureza. Por isso:

  • Reduza todos os estímulos sensoriais, como música alta, excesso de luz, cheiros fortes e toques ásperos;
  • Reduza a ingestão de café, nicotina e álcool;
  • Prefira o silêncio;
  • Receba massagem com óleo regularmente – neste momento que estamos vivendo, pratique auto-abhyanga com óleo vegetal de gergelim (sésamo). O auto-cuidado é essencial, pois estabiliza o coração e promove Ojas;
  • Tenha uma rotina regular de sono. Dormir bem organiza Prana e aumenta Ojas;
  • Acorde no mesmo horário todas as manhãs.

3. Aumentar a vitalidade (Ojas)

Mais do que uma lista de alimentos Vata, Pitta ou Kapha, a alimentação deve ser natural, fresca e sazonal. Assim o seu corpo irá encontrar o equilíbrio naturalmente. Contudo, há alguns alimentos que aumentam Ojas espontaneamente, por exemplo:

  • Aveia, tâmaras, castanhas, banana madura e ghee;
  • Leite de vaca cru (acalma o sistema nervoso), todavia deve-se ferver com especiarias e ser ingerido morno. Para isso, ferva-o com cardamomo, cúrcuma e gengibre, que ajudam na digestão do leite;

Prefira a ingestão de alimentos cozidos, incluso folhagem verde. E evite:

  • Combinações impróprias de alimentos (Viruddha Ahara) que provocam a formação de ama;
  • Excesso de salada (folhagem crua), principalmente em dias frios;
  • Suco de frutas, prefira smothies (ex: leite de aveia, banana madura, tâmaras) quentes, principamente em dias frios.

Dica Bônus: Cuide da mente!

Para cuidar diretamente da mente, pratique yoga e meditação. Os textos antigos já orientavam:

  • Ayurveda é a ciência que mantém o corpo saudável;
  • Yoga é a ciência que conduz a espiritualidade através do silêncio da mente;

Se as orientações acima ainda te parecem estranhas ou difícieis de seguir, entre em contato e agende uma consulta on-line! Ficarei feliz em te orientar neste novo caminho!

Referências:

  • Textbook of Ayurveda, Fundamental principles – vol1, Dr. Vasant Lad.
  • How to manage anxiety using Ayurveda, Dr. Marc Halpern – Ayurveda College.

#saúde #ayurveda #saúdemental #Ojas #Tejas #Prana

Luciana Kimi

Sou terapeuta em ayurveda e facilitadora de processos de revitalização do Ser. A dança e a arte me inspiram. A natureza me conecta. Há 10 anos tive o meu primeiro contato com a ciência milenar indiana, e aprendi que a felicidade está diretamente ligada à manutenção da saúde.