Thempero > Reflexões  > Vitalidade e Bem-estar  > Dinacharya – Rotina diária para uma vida saudável e feliz

Dinacharya – Rotina diária para uma vida saudável e feliz

O QUE É DINACHARYA?

Dinacharya  é a palavra em sânscrito para rotina diária. É uma maneira simples e eficaz de equilibrar a saúde do nosso corpo e da mente, levando-os para o nível mais alto de funcionamento.

Quando regulada, nos coloca em harmonia com a natureza, equilibra nossa constituição e ajuda a normalizar nosso relógio biológico. Como complemento, ajuda indiretamente na digestão, na absorção e na assimilação dos alimentos. Além de promover auto-estima, disciplina, paz, felicidade e uma vida longa.

Dentro deste contexto, maus hábitos como acordar ou dormir muito muito tarde, comer de forma indisciplinada, permanecer em stress e avaliar os constantes movimentos intestinais como normais, são atitudes que podem perturbar a saúde.

Ao contrário do parágrafo acima, se mantermos a regularidade no ato de dormir, no acordar e no eliminar, a integridade dos doshas no nosso corpo será mantida.

RELÓGIO BIOLÓGICO

Nosso corpo é um relógio ou melhor, vários relógios. De acordo com o Ayurveda, cada órgão tem um horário limite para o seu funcionamento. Veja a seguir:

  • A parte da manhã é o horário do pulmão;
  • O almoço é o horário do estômago;
  • O período da tarde é do fígado;
  • No final do dia, é quando o cólon e os rins operam no seu pico.

Há um relógio “doshico” quando um dosha está no seu pico e um relógio biológico, quando um orgão em especial está no seu pico.

 

INFLUENCIA DOS DOSHAS

Baseado nestes relógios, os sábios do Ayurveda desenvolveram o Dinacharya, que é a arte de trazer harmonia entre o relógio biológico, o doshico e o cronológico. Por isso, devemos observar o resumo abaixo:

Influência de VATA (ar e éter) – 2h00 às 6h00 e das 14h00 às 18h00

O amanhecer e o entardecer são horários onde há maior influência dos elementos ar e éter (Vata). Por consequência, no início da madrugada, a energia de movimento deste dosha, estimula o despertar e o excretar dos resíduos.

E novamente, no período da tarde, por volta das 14h00 até o por do sol, a mesma influência faz com que nos sintamos leves e ativos.

Influência de KAPHA (terra e água) –  das 6h00 às 10h00 e das 18h00 às 22h00

Os elementos regentes neste horário são terra e água, e é por este motivo que ao acordarmos neste intervalo poderemos nos sentir um pouco pesados.

Por esta razão, a prática de exercícios será benéfica para estimular o fogo digestivo e expulsar a possível sensação de lassidão presentes no corpo. Também pelo mesmo motivo, prefira a ingestão de um café leve ou pratique jejum, caso você não sinta fome.

E novamente, das 18h00 às 22h00, Kapha inicia um período de esfriamento do ar, inércia e declínio de energia. Logo, é prudente, estarmos preparados para dormir até às 22h00.

Influência de PITTA (fogo e água) – 10h00 às 14h00 e das 22h00 às 2h00

O meio do dia e o meio da noite são horários Pitta e os elementos regente são fogo e água. À vista disso, ao meio dia sentimos fome e estaremos prontos para almoçar.

O mesmo acontece das 22h00 até às 2h00 e Pitta estará novamente no seu auge. Porém se estivermos dormindo serão as emoções e pensamentos do dia que serão digeridos.

ROTINA DIÁRIA

ACORDE CEDO

É extremamente benéfico nos levantarmos antes do nascer do Sol. Neste momento, o ar é mais ativo na natureza, o qual trás frescor e paz para mente.

Se você conseguir se levantar às 5h30, está muito bom!

 

 

 

FAÇA UMA ORAÇÃO

É um bom começarmos o dia lembrando que a Divina Realidade é a nossa vida. Você pode rezar ou agradecer o dia da melhor forma que lhe convier.

 

 

 

 

LAVE SEU ROSTO, BOCA E OLHOS

Jogue água fria no seu rosto algumas vezes, bocheche e enxágue sua boca. Então lave os olhos e massageie a pálpebras gentilmente, friccionando-as.

Pisque sete vezes e gire seus olhos em todas as direções: lado a lado, acima e abaixo, no sentido horário e anti-horário.

 

 

 

BEBA UM COPO D’ÁGUA

Beba um copo de água na temperatura ambiente, de preferência em um copo de cobre.

Em época de pandemia, é melhor água morna. Esta água não será absorvida, mas lavará o trato gastro-intestinal e os rins. Também estimulará o movimento peristáltico dos intestinos, o cólon descendente e a válvula ileocecal, ajudando na evacuação.

 

EVACUE

Sente, ou melhor agache e espere o movimento intestinal. Mesmo que você  não sinta o impulso, espere sentado por alguns minutos, sem forçar. 

Se você fizer isso todos os dias, seguido da água morna, este hábito será desenvolvido. Se for possível, após a evacuação, lave o orifício anal com água morna e depois lave suas mãos com sabão de forma gentil.

 

GARGAREJO

Fortalece os dentes, gengivas e mandíbulas.

Para melhorar a voz e remover as rugas das bochechas, gargareje duas vezes ao dia com óleo de gergelim aquecido em banho maria.

Segure o óleo dentro da boca e bocheche vigorosamente. Guspa e gentilmente faça uma massagem nas gengivas com o seu dedo indicador.

 

LIMPE OS DENTES E A LÍNGUA

Use uma escova de dentes e uma pasta constituída dos sabores adstringente, penetrante e amargo.

Raspe sua língua com um raspador de aço inoxidável, todas as manhãs. Este é um hábito higiênico importante com o qual você poderá aprender mais sobre a sua saúde.

Note a cobertura da sua língua e como o seu hálito cheira. Se há odor, significa que sua refeição noturna não foi digerida, se há muita cobertura na língua, significa que há AMA ou toxina no seu sistema.

Às vezes isso acontece porque comemos muito tarde ou o porque o jantar foi muito difícil de ser digerido. Se isso ocorrer, não tome café da manhã e observe como o seu corpo funciona. Este conhecimento trará condições para que você possa criar uma nova rotina diária saudável.

 

DESCONGESTIONANTE NASAL

Ponha de 3 a 5 gotas de óleo de gergelim em cada narina. Ajuda a limpar a sinusite, além de melhorar a voz, a visão e clareza mental. 

Em climas secos ou durante o inverno, este procedimento ajuda a manter as narinas lubrificadas.

O nariz é a porta para o cérebro. Sua oleação constante nutre PRANA e eleva a consciência e a inteligência.

 

AUTOMASSAGEM

Pegue algumas porções de óleo aquecido e esfregue por toda cabeça e corpo. Uma massagem gentil no couro cabeludo trás felicidade , assim como previne dor de cabeça, calvice e cabelos grisalhos. Se você olear seu corpo antes de dormir, ajuda a induzir o sono profundo e sadio.

A massagem com óleo promove circulação, acalma a mente e reduz o acúmulo de Vata, provocado pelo excesso de movimento e informação dos tempos modernos.

Como benefício geral, a pele de todo corpo se tonará macia, suave e brilhante.

Durante o final do outono, inverno e início da primavera, prefira o óleo de gergelim que possui propriedade quente e acolhedora. No final da primavera, e início do outono, o óleo de girassol pode ser mais adequado por não ser tão denso e quente. No verão, pode ser que você prefira usar o óleo de coco se sentir muito calor.

 

BANHO

Após a oleação, tome um banho, pois ajuda a remover a fadiga, além de trazer energia, aumentar o estado de alerta e promover vida longa.

Tomar banho pela manhã estimula a digestão e promove a espiritualidade.

 

 

 

YOGA E EXERCÍCIOS FÍSICOS

Todos nós devemos fazer algum tipo de exercício todos os dias.

Uma caminhada de 30min no início da manhã é boa para a maioria das pessoas. Exercícios aeróbicos podem ser bons, mas irá depender da sua natureza.

Yoga não é considerado exercício físico apesar de você usar o seu corpo durante a prática. O objetivo do Yoga é silenciar a mente para que você possa experenciar o verdadeiro EU. É uma prática especialmente benéfica se feita neste momento do dia.

 

EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS E MEDITAÇÃO

Após os exercícios, sente de forma silenciosa e faça respirações profundas, tais como:

  • Doze respirações das narinas alternadas (NADI SHODONA) se você perceber sua mente agitada e sem foco;
  • Dezesseis respirações esfriantes (SHITALI) se você se perceber inflamado ou irritado;
  • Cem respirações do fogo (BHASTRIKA) se você se perceber apático ou preguiçoso.

Nos final das respirações, vá direto para sua meditação. Qualquer sistema ou técnica é válido neste momento, pois você irá descobrir que meditar trás paz e equilíbrio para vida.

 

CAFÉ DA MANHÃ

Agora é a hora de você saborear seu café da manhã. Esta refeição deve ser bastante leve nos meses mais quentes e um pouco mais substancial nos meses mais frios.

Mas coma somente se estiver sentindo fome. Caso contrário, prefira o jejum.

 

 

 

ESTUDOS E TRABALHO

Após o café da manhã, inicie o seu trabalho ou estudo.

Se houver translado, mantenha-se consciente a cada passo. Assim você poderá praticar sua mente meditativa.

Nos intervalos da manhã ou da tarde, prefira os chás e frutas.

 

 

ALMOÇO

Por volta do meio dia, você estará com fome. Porém, siga as recomendações:

  • Prefira a ingestão grãos, legumes e vegetais;
  • Opte por alimentos frescos e da estação;
  • Não beba muito líquido durante a refeição. Se tiver sede, prefira uma copo de água morna para promover a digestão.

Você pode tomar um copo de água uma hora antes ou uma hora depois do almoço, mas não imediatamente após, pois diminui a qualidade do fogo digestivo, provocando a criação de AMA.

 

CAMINHE

Quando você terminar o seu trabalho, vá para casa e faça uma caminhada sozinho e de forma silenciosa. Dê preferência para lugares onde há natureza esteja presente, como parques, florestas ou na beira do rio.

Ouça o latido dos cães, o barulho das folhas e dos pássaros. Nessa escuta, o estado meditativo é restaurado.

E desta forma, cada dia se torna encantador, cada dia se torna uma celebração. E é por isso que a rotina diária é tão importante! A disciplina do DINACHARYA cria espaço para conscientização, abertura e frescor.

 

CEIA

Por volta das 18h00, faça sua ceia e siga as recomendações:

  • Não assista TV enquanto come;
  • Preste atenção na comida, pois comer com atenção torna-se uma meditação.
  • E quando a consciência aflora, comemos menos. Comemos o suficiente.
  • É melhor comer quando o sol ainda está claro. Comer tarde da noite muda a química do corpo, o sono terá distúrbios, e você não se sentirá descansado pela manhã.

Assim, se você comer por volta das 18h00, às 21h00, o estômago estará vazio e o seu sono será sadio.

 

APÓS O JANTAR

Enquanto você finaliza a preparações para o próximo dia, sinta-se feliz e sorria. Você pode tentar cantar para estimular este estado de espírito.

Se quiser, assista um pouco de TV, leia um livro ou uma revista.

 

 

 

ANTES DE IR PARA CAMA

Antes de dormir, escolha fazer uma leitura espiritual e evite o estímulo da visão pelo uso do celular, computador ou televisão.

Não se esqueça de tomar um copo de leite morno com especiarias como gengibre, cardamomo, noz moscada e cúrcuma, pois esta bebida induz ao sono profundo e nutre os tecidos mais profundos.

Em dias de excesso, você pode passar óleo aquecido na sola dos pés e no topo da cabeça, pois acalma e promove um sono restaurador.

Por esta mesma razão, faça alguns minutos de meditação:

  • Sente-se na cama e perceba sua respiração: inspire e expire;
  • Observe o intervalo entre uma respiração e outra, um hiato onde não encontramos nada. E nada é energia e inteligência. 

Desta forma você começa e termina o dia com meditação, e a meditação permanecerá com você mesmo durante o sono profundo.

 

HORA DE DORMIR

É recomendado estejamos na cama por volta das 22h00.

Se você estiver com sobrepeso, experimente acordar por volta das 4h30, pois dormir muito torna o metabolismo lento.

Sendo assim, o tempo menor de sono irá induzir o aumento do metabolismo e estimular a perda de peso.

 

CONCLUSÃO

Os grande sábios da antiguidade perceberam que a grande chave para a boa saúde é nos colocar em harmonia com a natureza. Portando, a rotina ideal do Ayurveda segue os padrões listados acima respeitando os horários doshicos e por consequência o ciclo biológico.

Estar em sintonia com a natureza também significa estar em sintonia com a SUA natureza. Significa ser verdadeiro com sua própria essência, de como você é, de forma física, mental e emocional.

Isto significa que existe uma individualidade na quantidade de comida a ingerir ou no exercício a praticar, sobre o quanto de sono é necessário ou sobre qual clima é mais benéfico.

Por isso auto-observação e presença são a chave para o processo de auto-conhecimento e saúde.

REFERÊNCIA

  • The Complete Book of Ayurvedic Home Remedies by Dr. Vasant Lad

Luciana Kimi

Sou terapeuta em ayurveda e facilitadora de processos de revitalização do Ser. A dança e a arte me inspiram. A natureza me conecta. Há 10 anos tive o meu primeiro contato com a ciência milenar indiana, e aprendi que a felicidade está diretamente ligada à manutenção da saúde.