Thempero > Reflexões  > Vitalidade e Bem-estar  > Qualidade do sono e Ayurveda

Qualidade do sono e Ayurveda

De acordo com a literatura clássica ayurvédica, a mente fica exausta devido ao trabalho contínuo, pressão, medo ou prazer etc. Neste caso, a mente não pode desempenhar suas funções rotineiras e, portanto, a coordenação entre sentidos e objetos se perde parcial ou totalmente, de forma involuntária, de alguns minutos a algumas horas. Assim, a pessoa passa a dormir.

No mesmo caminho, a ciência moderna também afirma que a mente, inclusive os órgãos sensoriais e motores, quando se cansam, se retiram espontaneamente de seus objetos. O estágio é chamado de sono.

Para os vaidyas, o sono é um desejo natural, portanto, não deve ser suprimido. A omissão causa bocejo, dor no corpo, sonolência, dor de cabeça, peso dos olhos etc.

Porém, é importante observar que o sono perturbado, o sono prematuro e o excesso de sono reduzirão o prazer e a longevidade.

Mas antes de entrarmos no assunto específico do sono, é importante conceituar como o dia e a noite estão divididos dentro do Ayurveda.

DOSHAS E OS HORÁRIOS

Os doshas exercem sua influência sobre nós em incrementos de quatro horas até totalizar as 24 horas do dia. Isto é, cada ciclo de quatro horas é dominado por um dosha e influenciado pela sua respectiva qualidade.

Em outras palavras, há horários Vata, Pitta e Kapha durante o dia e durante a noite. Esta compreensão permite fazermos boas escolhas para atividades físicas, trabalho e alimentação que apoiarão a energia presente no momento.

HORÁRIO KAPHA: 6h00 às 10h00 – ciclo diurno

Os períodos sempre começam com Kapha dosha. O Ayurveda ensina que é melhor acordar de manhã antes das 6h porque a partir deste horário, Kapha se torna dominante.

Kapha é a energia da água e da terra e, portanto, é pesado e lento. Ao acordar durante o período dominado por este dosha, essas qualidades aumentarão e você poderá perceber que dormiu demais ou se sentirá mais indisposto ao levantar.

Portanto, é melhor acordar antes das 6h da manhã e participar de alguma atividade matinal para acelerar o processo metabólico. Tome um café da manhã leve. Apesar da sabedoria popular, o café da manhã NÃO é o momento para uma grande refeição, pois isso só aumentará o peso e a lentidão. O almoço é a refeição mais importante do dia, quando o calor natural suporta o fogo digestivo.

HORÁRIO PITTA: 10h00 às 14h00 – ciclo diurno

Pitta governa o tempo de produtividade, o tempo em que o sol está mais alto no céu e há mais calor no mundo natural. Pitta é o dosha do calor, pois é composto pelos elementos fogo e água. Durante esse período do dia, o calor predominará naturalmente em nossos corpos e mentes. Ao aproveitar esse calor do meio-dia, somos levados a ser produtivos e a cumprir nossos objetivos.

No entanto, é melhor evitar passar muito tempo exposto ao sol, evitando atividades vigorosas sob o calor escaldante. Pois é provável que você possa experimentar os sintomas de aquecimento, incluindo indigestão ardente, erupções cutâneas ou até manifestações de temperamento.

E, como mencionado acima, o almoço é o momento em que você pode saborear uma grande refeição, já que o seu corpo está mais capaz de consumi-la, uma vez que a digestão é um processo ardente e será suportado pelo calor do mundo natural.

HORÁRIO VATA: 14h00 às 18h00 – ciclo diurno

Vata, que é composto pelos elementos ar e espaço (éter), governa o tempo de transição entre o dia e a noite. As qualidades etéricas e naturalmente leves deste momento permitem que a criatividade e o pensamento expansivo cheguem ao máximo. Então, esta é uma ótima fase para se engajar em atividades criativas e resolução de problemas.

No entanto, pode ser um instante onde os mais sensíveis se percebam mais agitados. Portanto, escolha um ambiente calmo no qual possa trabalhar, minimizando o excesso de entrada sensorial, como luzes brilhantes e barulhos altos.

Vata é o mais delicado dos doshas e o mais fácil de se desequilibrar, pois é o dosha do movimento. Ao mantê-lo pacificado a essa hora do dia, seus dons criativos podem se manifestar e os desequilíbrios evitados.

HORÁRIO KAPHA: 18h00 às 22h00 – ciclo noturno

À medida que avançamos para a noite, os tempos regidos pelos doshas se repetem. No início da noite, sentimos peso na cabeça, nos olhos e no corpo inteiro, o que facilita o sono. A maior parte do relaxamento acontece nesse período inicial, pois a mente está mais calma naturalmente, ao contrário das outras fases.

Então Kapha torna-se dominante novamente das 18:00 às 22:00, quando os elementos água e terra se acumulam mais uma vez. Essas qualidades pesadas indicam que é hora de relaxar e ingerir uma comida mais leve, por isso não coma demais no jantar e evite alimentos pesados.

Ao avançar para as 22h, comece seus preparativos para uma boa noite de sono. Ir para a cama durante este ciclo ajudará você adormecer naturalmente. Por isso, durante a última hora ou duas antes de dormir (das 20:00 às 22:00), envolva-se apenas em atividades calmantes que possam nutri-lo e pacifica-lo. Isto é, sem agitação, sem conversas angustiantes, sem programas de TV violentos.

Também prefira um banho quente, tome um chá de ervas naturais, ouça música suave, desfrute de uma conversa leve com os entes queridos.

Se ainda houver dificuldade para dormir, experimente tomar um copo de leite quente como uma pitada de noz moscada antes de se deitar.

Ou ainda, inale alguns óleos essenciais calmantes, como lavanda ou jatamansi .

HORÁRIO PITTA: 22h00 às 02h00 – ciclo noturno

É importante estarmos na cama até às 22h00 e de preferência, dormindo profundamente. Isso é muito importante, porque o Pitta rege a atividade digestiva e durante o sono não é exceção. É neste momento que limpeza interna acontece e se você permanecer acordado durante esse período, perderá o benefício deste processo.

E se de fato você ainda estiver acordado neste horário, a fome poderá ser percebida!  Não é à toa, os relatos dos assaltos a geladeira de madrugada, pois sua força digestiva procurará algo para digerir.

Seu corpo agradecerá se você estiver em sono profundo neste horário. O contrário acontecerá se dormimos tarde, o que pode provocar distúrbios de desequilíbrio de Pitta. Tais como enxaqueca, sensação de queimação, gastrite, cabelos grisalhos, perda de cabelo, agravamento de doenças de pele, agravamento de toxinas no sangue, etc.

Isso também significa que, se você já tem esses distúrbios, é melhor dormir cedo, ou seus sintomas poderão piorar.

HORÁRIO VATA: 02h00 às 06h00 – ciclo noturno

Novamente Vata rege a transição, e neste caso, da noite para o dia. No entanto, este ciclo da manhã não é um tempo de criatividade, mas de receptividade.

Os nutrientes digeridos na fase anterior circulam por todas as partes do corpo, fornecendo energia. A medida que o amanhecer se aproxima, a mente se torna cada vez mais ativa. Os pulmões, o coração e os intestinos tornam-se lentamente ativos, estimulando a formação das fezes e de urina.

Os yogues descobriram há muito tempo que essa hora do dia, quando o ar e o éter dominam, é o melhor momento para meditação, oração, canto e outras práticas espirituais.

Ao acordar antes das 6h00 da manhã, você é capaz de maximizar essa experiência. A meditação neste momento pode ser desafiante, porém utilizar mantras ou afirmações poderão ser úteis para pacificar a mente.

O SONO

Os especialistas em Ayurveda classificaram o sono em 6 tipos, como abaixo:

    1. Sono causado devido ao aumento de tamas (depressão, inferioridade, solidão etc.);
    2. Sono causado devido ao agravamento da kapha dosha (alimentos e bebidas pesadas, ingestão de alimentos untuosos ou com óleo);
    3. Sono causado devido à exaustão do corpo e da mente (viagem, trabalho, trabalho desinteressado, insatisfação no trabalho, trabalho pesado etc.);
    4. Sono produzido devido a más condições prognósticas (em doenças críticas, distúrbios em que órgãos ou pontos vitais são afetados etc.);
    5. Sono causado devido a complicações subsequentes de doenças (doenças que causam desequilíbrio eletrolítico, letargia, desperdício, aflição de órgãos vitais etc.);
    6. Sono causado durante a noite ou sono natural.

Com exceção do último item, todos os demais devem ser remanejados para que você conquiste uma ótima noite de sono. Uma boa parte do tratamento consiste em ajustarmos a rotina diária e não somente a higienização noturna. Por isso:

  • Durante o jantar, evite alimentos apimentados e que causam inchaço tais como brócolis, couve de Bruxelas, couve, couve-flor, bebidas com alto teor de ácido, laticínios, milho, batata, macarrão e goma de mascar;
  • Evite também doces e frituras à noite;
  • Beba boas quantidades de água ao longo do dia, com base na sua sede. Um corpo bem hidratado ajudará em melhores energias e melhores hábitos de sono;
  • Faça exercícios regularmente, de preferência pela manhã.

O número de pessoas com dificuldade em manter um padrão regular de sono noturno está aumentando dia a dia. Infelizmente, a maioria é muito jovem, que não consegue dormir e acordar cedo.

Se sua rotina diária for irregular em uma idade imatura, você não terá base para uma boa saúde na sua fase adulta. Por isso, tente seguir as dicas abaixo.

COMO PLANEJAR UM BOM SONO?

  • Não duma depois da meia noite. Embora o ciclo noturno de Kapha possa se extender até às 24h00, não é aconselhável esperar até este momento para ir para a cama. Nestes tempos modernos, limite o intervalo para ir dormir entre, no máximo, 22h00 e 23h00;
  • Permita que você acorde antes das 6h00. Dormir ate às 23 horas nos possibilita acordar às 6 da manhã. Isso lhe dará um bom descanso de cerca de 7 horas de sono noturno, o que é ideal. Acordar às 6 tem suas próprias vantagens distintas como já descrevi acima;
  • Evite café ou chás após às 19h00;
  • Alimente-se até às 20h00 ou no máximo até às 21h00. O intervalo mínimo de 2h00 entre o jantar e o horário de dormir evita que você possa ter distúrbios digestivos;
  • Não assista TV, tablet, celular antes de dormir. De preferência, mantenha estes aparelhos fora do seu quarto;
  • Antes de se deitar, faça exercícios respiratórios e prefira uma leitura calma. Isso permite que seu cérebro relaxe;
  • Faça sua limpeza bucal e certifique-se de manter seu quarto escuro;

Quando percebemos e seguimos o ritmo da natureza, ela nos recompensa com ótima saúde, equilíbrio e paz de espírito.

Ao contrário acontece se você levar uma vida aleatória e irresponsável, onde pode-se conseguir algumas coisas rapidamente, mas não viver o suficiente para desfrutar dessas realizações.

“O prazer ou tristeza, a nutrição ou má nutrição, a força ou perda de força, libido ou baixa virilidade sexual, bom intelecto ou pouca memória dependem do sono adequado ou impróprio de um indivíduo.” – Acharaya Sushruta.

Até a próxima!

#ayurveda #sono #saúde

Luciana Kimi

Sou terapeuta em ayurveda e facilitadora de processos de revitalização do Ser. A dança e a arte me inspiram. A natureza me conecta. Há 10 anos tive o meu primeiro contato com a ciência milenar indiana, e aprendi que a felicidade está diretamente ligada à manutenção da saúde.