Menstruação e Ayurveda
Ao longo das nossas vidas, nós mulheres, perdemos a conexão com as nossas particularidades, estimuladas pelo ritmo que a vida moderna exige. Encorajadas, de certa forma, a invalidar e obstruir o fluxo menstrual.
Assim sendo, pensamos ser natural sentir dor, ficar acamada, ter fluxos intensos, ou desenvolver doenças como mioma e endometriose.
O tratamento, na maioria das vezes, consiste em interromper o ciclo por meio de ingestão de hormônios. E uma vez submetidas a eles, mantemo-nos anestesiadas e reféns da incapacidade de sentir e perceber o ciclo menstrual. Fora isso, quando indagadas, não sabemos explicar o que e porque estamos tomando determinada droga.
E no final, acabamos convencidas que o fluxo é indesejável e desnecessário. Então é fácil dizer que, a maioria de nós mulheres, desconhece o funcionamento do próprio corpo.
CICLO SINTOMÁTICO
As manifestações como sangramento escasso ou fluxo excessivo, cólica, irregularidade no ciclo, dor lombar; sintomas psicológicos como ansiedade, medo, alterações de humor, raiva e estresse e; outros vestígios como dor de cabeça, náusea, vômito e constipação são sinais que pode haver um desrespeito com o corpo de ordem alimentar, de ritmo e estilo de vida.
Você sabia que a menstruação saudável é indolor?
Posto isso, as disfunções e sintomas da TPM estão diretamente ligados a maneira como vivemos o mês. A primeira dica para eliminar os desconfortos é prestar atenção em si mesma. Além de tentar pequenas coisas para desacelerar ou contrabalancear os excessos do dia a dia, sejam alimentares ou de estilo de vida.
Então, através do conhecimento do ciclo menstrual, podemos priorizar atividades físicas, comportamentos, e escolhas alimentares que amenizam naturalmente os incômodos.
MENSTRUAÇÃO E SAÚDE
De acordo com o Ayurveda, as mulheres são mais propensas a problemas de saúde devido a alterações no corpo que ocorrem desde a menarca até a menopausa.
Isto ocorre porque durante o período menstrual, os doshas estão mais inclinados a sofrer alterações se a dieta e o estilo de vida adequados não forem praticados. Os desequilíbrios percebidos afetam saúde feminina e a dos seus descendentes.
Pode-se dizer, que o ciclo menstrual é um processo de limpeza natural que ocorre todos os meses. Se esse processo é regular, ele cura os doshas desequilibrados e purifica o tecido sanguíneo afim de manter o tecido reprodutivo feminino saudável.
Portanto, manter e corrigir a normalidade do ciclo menstrual é de extrema importância para o Ayurveda.
CICLO E INFLUÊNCIA DOS DOSHAS
Kapha dosha
Atua como a substância de ligação, isto é, responsável por combinar um elemento para construir e formar uma estrutura específica. É usado como sinônimo de Ojas, que nutre, apóia e fortalece.
Devido a essa propriedade, está envolvido desde a fase folicular até a ovulação, que consiste no amadurecimento e liberação do óvulo. O hormônio presente nesta fase é o estrogênio (hormônio tipo Pitta).
Por essa razão, se a gravidez ocorrer durante esse período, o kapha dosha manterá e nutrirá o revestimento do útero para implantar o óvulo fertilizado e preservar a gravidez.
A ovulação (pico de produção do estrogênio) ocorre por volta do 14º dia do ciclo menstrual de 28 dias. Podendo variar 4 dias antes e 4 dias após o ponto médio do ciclo.
Pitta dosha
É responsável por encher os vasos sanguíneos e aumentar o fluxo sanguíneo enquanto prepara o útero para implantar o óvulo fertilizado durante a fase secretora do ciclo.
Por este motivo, também é responsabilizado por elevar a temperatura corporal basal feminina após a ovulação. O hormônio presente nesta fase , que vai desde a ovulação até a próxima menstruação, é a progesterona (hormônio tipo Kapha).
Vata dosha
É responsável pelo movimento e atividade. Durante o ciclo menstrual, o vata dosha normalizado causa um fluxo fácil, descendente, sem dor ou obstrução.
DIA | FASE DO CICLO MENSTRUAL | DOSHA |
1-4 | Fase menstrual ou RAJASTRAVAKALA, período de fluir o sangue | VATA |
5-14 | Fase proliferativa ou RTUKALA, período de conceber | KAPHA |
15-28 | Fase secretora ou RTUVYATEETAKALA, período de não conceber | PITTA |
COMO CUIDAR DA SAÚDE FEMININA
Todos os seres estão sujeitos as variações das fases da vida (nascimento, amadurecimento e morte) e as variações sazonais presentes no ano (outono, inverno, primavera, verão). Porém somente os do sexo feminino possuem um ciclo único, individual e mensal.
Portanto, podemos dizer que nós mulheres somos cíclicas. Graças a este movimento, temos a capacidade de nos curar e nos mantermos saudáveis mês após mês.
Mas como fazer isso?
Já não é novidade que para driblar os sintomas da TPM, a recomendação é manter hábitos saudáveis. Praticar exercícios aeróbicos leves e ter boas noites de sono, que ajuda a estabilizar os níveis de serotonina. Além disso, beber água e manter uma dieta balanceada – rica em grãos, vegetais, alimentos pouco gordurosos e com baixo teor de sódio – ajuda a regular o intestino e a combater a retenção de líquido.
Já para o Ayurveda, podemos acrescentar que a baixa força digestiva é responsável por vários distúrbios menstruais. Pois um baixo agni acumula toxinas (ama) nos canais, os quais causam obstrução no fluxo menstrual, tornando-o doloroso. A indigestão também pode causar sintomas como dor de cabeça, náusea, vômito, distensão abdominal, constipação e diarréia.
Além disso, alguns maus hábitos também provocam os distúrbios menstruais, tais como:
- Jejum excessivo;
- Excesso de sexo;
- Não respeitar o horário de sono profundo;
- Ingestão excessiva de alimentos condimentados;
- Ingestão excessiva de alimentos que contenham natureza penetrante, como alho, pimenta, assafétida, mostarda, álcool etc;
- Praticar exercício pesado;
- Viver em ambientes que provocam estresse e tensão.
Por isso, tenha preferência por:
- Alimentos leves, frescos e quentes;
- Beber água morna, pois ajuda a suavizar o fluxo menstrual, reduzindo cólicas abdominais. Além de manter a digestão normalizada, melhorando o apetite e o sabor;
- Evitar alimentos oleosos, junk food, alimentos refrigerados, alimentos fritos ou queimados. Peixe, carne, e lácteos, que também são pesados para digestão;
- Comer somente quando a alimentação anterior estiver totalmente digerida, assim não provocamos distúrbio no agni (fogo digestivo);
- Não pular suas refeições;
- Ingerir ghee em pouca quantidade. Isso ajuda a manter os ácidos digestivos, nutre os tecidos reprodutivos e mantém o apana vata (energia responsável pela eliminação da urina, das fezes e da menstruação) na direção descendente, ajudando a suavizar o fluxo menstrual, reduzindo cólicas abdominais, inchaço e dor de cabeça;
Recomendações importantes:
- Opte por descansar na fase vata (menstruação) – evite o esforço físico excessivo durante o fluxo menstrual, pois agrava vata dosha, o que causa sintomas como dor, cólicas abdominais, dor de cabeça, ansiedade e mudanças de humor;
- Evite dormir tarde da noite, fazer vigílias noturnas ou suprimir desejos naturais, como evacuar e urinar. Todas essas atividades causam desequilíbrio de apana vata, responsável por governar a menstruação, a ovulação e a concepção nas mulheres;
- Se sua TPM é mais forte na fase pitta pós ovulatória – é bem provável que você não descansou o suficiente durante o período menstrual ou tem uma expectativa de ser 100% produtiva durante o mês inteiro. Prefira uma alimentação leve e refrescante, evite atividades intensas;
Se alguma doença estiver estabelecida, é conveniente se consultar com terapeuta experiente em Ayurveda ou médico com formação em Ayurveda. Através de uma consulta bem feita, é possível entender a origem e como o distúrbio se apresenta em cada indivíduo.
Fonte:
Ayurvedic Diet And Lifestyle During Menstruation – Dr. Renita D’Souza e Dr.MS Krishnamurty
Diet And Lifestyle For Women In Ayurveda – Dr. Renita D’Souza
Até a próxima!
#saúdeFeminina #cicloMenstrual #semDor #semTPM