Thempero > Reflexões  > Vitalidade e Bem-estar  > Ayurveda, saúde e agradecimento

Ayurveda, saúde e agradecimento

Nos EUA, o feriado do Thanksgiven é considerado mais importante que o Natal. A comemoração acontece na última quinta-feira do mês de novembro, e é o momento onde as famílias e amigos se reunem, demonstrando gratidão pelo alimento e pelas conquistas realizadas durante o ano.

No passado, durante a época da colonização, este dia estava relacionado ao agradecimento de uma colheita farta e a garantia do sustento durante o inverno.

AYURVEDA E AGRADECIMENTO

Para o Ayurveda, devemos sempre agradecer a comida posta a mesa. O Ayurveda não é religião, mas reverencia a Vida que nos dá a vida. E orar antes das refeições carrega consigo o poder daquele que te empresta a Vida.

“Por isso, jamais amaldiçoe a comida. Pois, a percepção e a qualidade do alimento está relacionado com o discernimento da mente.

Logo, quando não gostamos daquilo que nos foi provido, nosso corpo o expulsa como se tivéssemos comido uma pedra. A parte absorvida também é rejeitada como se fosse um corpo estranho, assim como reagimos ao veneno.

Consequentemente, toda vez que não gostamos de um alimento e não queremos comê-lo, mas mesmo assim o ingerimos, produzimos veneno (ama) no corpo.

E mesmo que a comida seja adequada, a mente participa da digestão através da percepção sensorial do ambiente, por exemplo: quando assistimos TV enquanto comemos ou falamos em demasiado durante a refeição. Então tudo que experimentamos pela experiência sensorial influencia na digestão.

Portanto, a mente não deve ser sobrecarregada, senão adoece. Visto que, prestar atenção no objeto e não na comida causa problemas metabólicos.”

– Dr. Hari Pallatery, fundador e médico chefe do Centro de Sudarsanam para Ayurveda e Yoga e diretor, Yogi no Cameron Wellness Pvt. Ltd – Coimbatore (Índia),  durante a aula sobre diabetes em 06.06.2019.

Segue abaixo algumas recomendações que podem melhor sua capacidade digestiva:

  • Agradeça o alimento na sua mesa;
  • Coma somente se estiver com fome;
  • Coma sempre em ambientes silenciosos;
  • Coma devagar e experiencie o alimento;
  • Não assista TV e não responda mensagens no celular durante as refeições;
  • Não faça reuniões durante o almoço;
  • Evite discussões ou pensamentos pesarosos enquanto ingere sua comida.

A conclusão é que bons hábitos durante as refeições fortalece o agni (fogo digestivo), nos prevenindo de distúrbios metabólicos futuros.

SAÚDE E MEDICINA MODERNA

Recentemente, uma amiga e professora de yoga me enviou um vídeo, onde Fabiano Moulin, médico neurologista pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e especialista em neurologia da cognição e do comportamento, explica a influência do agradecimento sobre a saúde humana.

O vídeo é curtinho! Apenas 6min para você saber o que acontece no cérebro quando sentimos gratidão.

#ayurveda #meditação #consciência #alimentação #bonsHábitos

Luciana Kimi

Sou terapeuta em ayurveda e facilitadora de processos de revitalização do Ser. A dança e a arte me inspiram. A natureza me conecta. Há 10 anos tive o meu primeiro contato com a ciência milenar indiana, e aprendi que a felicidade está diretamente ligada à manutenção da saúde.