Thempero > Reflexões  > Vitalidade e Bem-estar  > Alimentos e suas características energéticas

Alimentos e suas características energéticas

O Ayurveda nos ensina que o alimento não só nutre o corpo, mas afeta a mente e a consciência.

Para esta compreensão, precisamos ir além da, tão falada, constituição física: Vata – Pitta – Kapha e chegarmos nas qualidades mentais, caracterizada pelos TrigunasSatwaRajas e Tamas.

CICLO DA VIDA

Por conta da qualidade Satwica, permanecemos conscientes e podemos acordar todas as manhãs. Por causa de Rajas, nossos pensamentos, sentimentos e emoções movem-se  de maneira criativa. E, por existir Tamas, nos cansamos, ficamos exaustos e pesados, então sem Tamas não haveria o sono.

Uma outra forma de ver estes estados é entender Satwa como responsável pela clareza, Rajas pela percepção e Tamas, por uma sólida e concreta experiência.

Essas três qualidades são necessárias para o funcionamento de cada célula. Neste aspecto, Satwa é a energia potencial, Rajas é a energia cinética e Tamas, a inércia.

SATWA, RAJAS E TAMAS – TRIGUNAS

Na literatura ayurvédica, o alimento também é classificado como SatwicoRajástico ou Tamásico de acordo com as qualidades mentais que promovem.

Resumindo:

  • Alimentos satwicos são leves e de fácil digestão. Neste caso, promovem clareza, amor incondicional, compaixão, perdão e austeridade.

São eles: frutas, legumes cozidos no vapor, vegetais frescos, arroz, lentilha amarela e feijão moyashi. O Leite e o ghee são considerados alimentos sagrados por estimularem Ojas e Vitalidade no nosso corpo.

🍃🍂

  • Alimentos rajásticos são quentes, picantes e salgados. Irritantes e estimulantes, são os “tentadores”, aqueles que você não consegue parar de comê-los, tais como os “salgadinhos” e batatas fritas.

Também estão inclusos nesta categoria, os picles e chutneys que estimulam nossos sentidos, as frutas ácidas, o peixe, o frango, a batata inglesa e a coalhada.

Estes alimentos promovem agitação na mente e, quando ingeridos regularmente, podem estimular a raiva, a aversão e a manipulação.

🍃🍂

  • Alimentos tamásicos são pesados, tediosos, depressivos e induzem ao sono.

Neste grupo estão inclusos: as carnes vermelhas de cordeiro, de porco e bovina, assim como os queijos amarelos, os cogumelos e o melão. Comida velha e requentada também são consideradas tamásicas.

Então, se ingeridas em excesso, podem estimular a perda de inteligência e o materialismo. Mas, se ingeridas com moderação, este tipo de alimento, promove estabilidade.

Por exemplo: se uma pessoa está com insônia (mente rajástica), pode melhorar a qualidade do sono, consumindo com comedimento, comida tamásica.

🍃🍂

CONCLUSÃO: 

No Ayurveda não há proibições, mas o estímulo pelo conhecimento e reconhecimento do estado pessoal.

Para isso, devemos manter o entusiamo constante pela conexão com a natureza e o seu ciclo natural.

Dessa forma, há a possibilidade de perceber em qual estado se encontram a mente e o corpo, e descobrir, através do alimento, o equilíbrio para uma vida mais longa, sem doenças e feliz.

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o impacto dos alimentos no nosso corpo, na próxima edição, vou trazer um pouco mais de informação de como as estações impactam na nossa saúde.

Até a próxima!

REFERÊNCIA:

The Complete Book Of Ayurvedic Home Remedies” – Vasant Lad

#ayurveda #gunas #mente #corpo #alimentação #saúde #vitalidade #trigunas #vidalonga

Luciana Kimi

Sou terapeuta em ayurveda e facilitadora de processos de revitalização do Ser. A dança e a arte me inspiram. A natureza me conecta. Há 10 anos tive o meu primeiro contato com a ciência milenar indiana, e aprendi que a felicidade está diretamente ligada à manutenção da saúde.