ÁGUA, COMO DEVEMOS CONSUMÍ-LA?
De acordo com o Ayurveda, só devemos consumir água quando estivermos com sede. Pois sede, fome, sono, espirro, choro, urinar e defecar são chamados de impulsos naturais. E “não atender a um desejo natural, quando ele está presente, e iniciar um desejo, quando ele não está presente, leva à doença.”
A água é refrigerante, por esta razão diminui a nossa capacidade digestiva. Sua ingestão excessiva, principalmente quando não estamos com sede, pode causar indigestão, provocando ou piorando a condição de “Ama”.
A forma mais adequada de consumir água é fervida. Quando servida quente ou morna, é leve para a digestão, aumenta o fogo digestivo e simultaneamente o limpa o trato digestivo. A água fervida acalma todos os três Doshas e atua como digestivo e carminativo.
COMO BEBÊ-LA NO DIA A DIA?
De modo geral, não devemos comer alimentos quando estivermos com sede. Pois a secura do esôfago e da garganta provocada pela sede torna-se um motivo para o esvaziamento mais lento da água do esôfago para o estômago, simulando um estado semelhante a gasteroparesia, o que provoca náuseas, distensão do abdômen e cólicas.
O inverso também é verdadeiro, não devemos beber água quando estivermos com fome. Pois o agni aumentará de forma progressiva e errática (Vishama Agni), prejudicando a digestão completa do alimento. Os movimentos peristálticos dos intestinos se alterararão devido à irritação causada pelo nervo vago, induzindo a constipação. A longo prazo, pode haver a manifestação de fístula no ânus.
- Entre as refeições: é um hábito saudável. Ajuda a desintegrar as partículas dos alimentos em minúsculas e, portanto, auxilia na digestão;
- Durante a refeição: bebericar água morna atua como um néctar;
- Após as refeições: causa obesidade. Logo após as refeições, na fase inicial da digestão, ocorre o domínio Kapha. Portanto, se a água for consumida, aumentará ainda mais os elementos terra e água. Isso leva à assimilação errônea de nutrientes dos alimentos no corpo, levando à obesidade;
- Antes das refeições: causa emaciação e fraqueza. Se você beber água antes da comida, o fogo digestivo, o apetite e as forças se esgotarão. Pois o agni se tornará frágil e sem o poder necessário para transformar e assimilar o alimento.
COMO ARMAZENÁ-LA?
A melhor forma de armazenar a água é no pote de barro, pois a mantém fresca sem precisar esfriá-la demais como na geladeira.
MELHOR ÁGUA PARA SER CONSUMIDA
De acordo com os textos, a melhor água para ser consumida é a da chuva. Nos tempos antigos, não havia poluição, conseqüentemente, a água fria coletada diretamente da chuva era limpa, não poluída e não contaminada.
Essa água doce e limpa é revigorante e melhora a qualidade de vida, pois além de saciar, é boa para o coração, acalma e suaviza a mente e o estômago, estimula o intelecto. Seu sabor é suave e imperceptível, é fria, leve para digerir, semelhante ao néctar.
Apenas água da chuva sazonal é recomendada. Depois de coletada, a água não deve ser armazenada por mais de um dia. Na ausência de água da chuva, a segunda melhor água é a de rio.
A fonte de água, como um lago ou lagoas cheias de grama ou folhas sobre sua superfície, é considerada tóxica por natureza e, portanto, não é considerada potável.
ÁGUA FRIA X ÁGUA QUENTE
A água fria alivia a intoxicação alcoólica, exaustão, desmaio, vômito, debilidade (fadiga), tontura, vertigem, sede, sensação de queimação pelo calor (do sol), sangramento e condições dominantes de Pitta.
Contra-indicações para beber água fria: Pessoas que sofrem de dor no peito devido a derrame pleural, rinite, dor de garganta, distensão do abdômen, gastro paresia, fases agudas de febre e soluços devem evitar água potável em estado frio.
A água quente estimula a fome, ajuda a digestão, é boa para a garganta, limpa a bexiga urinária. Alivia soluços, flatulência, desequilíbrio Vata e Kapha. É útil em caso de febre, resfriado, tosse, rinite, doenças respiratórias crônicas e dor nos flancos.
Por outro lado, pessoas com tipo de corpo Pitta (que não toleram o calor) e pessoas com tipo de corpo Vata (que são magras), água quente à noite pode perturbar o sono. Portanto, água quente à noite é ideal apenas para pessoas com tipo corporal kapha (que estão acima do peso e que sofrem de doenças respiratórias).
TRATAMENTOS:
- Em caso de indigestão: adicionar 2x pitadas de pó de cominho para 5L de água;
- Para doenças renais: adicionar algumas raízes de vetiver. Ajuda a limpar os rins, a bexiga e a purificar / desintoxicar o sangue.
- Em caso de intoxicação alcoólica, exaustão, desmaio, vômito, debilidade (fadiga), tontura, sensação de queimação pelo calor (do sol), sangramento e condições dominantes de Pitta, água fria é o melhor remédio;
- A água tratada deve ser armazenada por apenas 12h00.
De acordo com o Ayurveda, pessoas que sofrem de condições clínicas como indigestão, rinorréia, ptialismo, edema, emagrecimento, redução do fogo digestivo, intestino constipado causado por condições como intussuscepção, febre aguda, doenças oftálmicas, úlceras de pele, diabetes, não devem beber água em grande quantidade, mas devem consumir em pequenas quantidades em intervalos menores.
CURIOSIDADES:
- A água não fervida e pura é digerida e assimilada pelo corpo em 3 horas.
- A água fria (fervida e resfriada) é digerida e assimilada em 1 hora e meia .
- A água quente/ morna é digerida e assimilada em 48 minutos.
DICAS:
- Antes de engolir a água, misture-a com a sua saliva (fazendo movimentos circulares como se a estivesse mastigando), pois a saliva é um ótimo lubrificante para o trato digestivo. Desta forma, o processo de digestão acontecerá no tempo correto, nem tão rápido e nem tão lento.
- Hora de parar: Beba água até você se sentir saciado. Pare aí. A saciedade é um sinal do seu corpo indicando que não há necessidade de continuar esta ação. Parece óbvio, mas não é…
REFERÊNCIAS:
- Ashtanga Hridayam 5th chapter;
- Easy Ayurveda – Benefits And Usage of Water As per Ayurveda: Complete Compilation;
#ficaadica #água #comobeber #alimentolíquido #ayurveda