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Four Seasons

A relação das estações com a nossa saúde

A qualidade da nossa saúde está fortemente ligada as variações que acontecem nas estações. Isto porque nosso corpo está sob jugo de comutações como: temperatura, umidade e pressão atmosférica.

O homem no seu passado, livre das influências tecnológicas, era obrigado a perceber o clima de forma mais aguçada, usando os cinco sentidos.

Hoje mal sabemos o que fazer quando o tempo muda, além de colocarmos ou tirarmos um agasalho e ficarmos submetidos a farmacologia abundante por conta das gripes, resfriados e rinites que acostumamos a ter todos os anos.

Mas como usar o melhor dos dois mundos?

ESTAÇÕES DO ANO

De acordo com o Ayurveda, o número das estações do ano são seis e não quatro. A razão disso é a consideração do que chamamos de monções (incluso no nosso verão) e a divisão do inverno em duas fases. Ficando desta forma:

  1. Shishira Rtu: final do inverno;
  2. Vasanta Rtu: primavera;
  3. Greeshma Rtu: temporada de verão;
  4. Varsha Rtu: monção ou estação das chuvas;
  5. Sharad Rtu: temporada de outono;
  6. Hemanta Rtu: início do inverno;

As três primeiras temporadas são conhecidas como Uttarayana – Adana Kala, onde o calor é predominante e a força humana relativamente baixa. Nesta concepção, cada estação dura dois meses. Então, as três temporadas de Adana Kala cobrem um semestre.

Neste período o Sol se torna forte e os ventos mais poderosos, tornando o clima seco. Por isso os sabores presentes são: o picante, o amargo e o adstringente.

Da mesma forma, as outras três temporadas, conhecida como Dakshinayana – Visarga Kala, cobrem o semestre seguinte, período de resfriamento da Terra.

Neste intervalo a Lua é regente e a força humana é relativamente alta. No clima, as nuvens, as chuvas e o vento frio predominam. Por este motivo, os sabores dominantes são: o ácido, o salgado e o doce.

SAÚDE NAS ESTAÇÕES

A saúde está relacionada em vivenciarmos os estágios que a natureza apresenta. Com a industrialização e produção em alta escala, nos afastamos desta inteligência e perdemos a sensibilidade que se apresenta no homem do campo ou nos povos nativos que ainda vivem perto da floresta.

Assim como a Lua influencia a maré, os ciclos de translação e rotação da Terra influenciam os cinco elementos presentes no nosso corpo: água, terra, fogo, ar e éter.

Fazendo com que, em determinadas estações, alguns destes elementos se acumulem e outros decresçam.

Para o Ayurveda, a saúde permanece naqueles que seguem o regime sazonal, ostentando boa imunidade.

Ao contrário daqueles que não o seguem, pois uma alimentação inadequada provoca o acúmulo de um ou mais dos cinco elementos. E sem a retirada de forma natural, a auto-pacificação não é promovida.

Desta forma, a imunidade cai, produzindo um ciclo vicioso que leva a doença.

OBSERVAÇÃO E AUTO CURA

Dosha VATA – elementos ar e éter

De natureza fria, seca e móvel, Vata acumula no verão devido a secura presente no tempo e não agrava porque o calor é influente neste período.

Durante as monções, o tempo esfria por conta das chuvas, provocando sua agravação. Isso acontece porque Vata, além de seco, é frio.

A pacificação acontece no outono, quando a temperatura volta a aumentar com aparecimento do Sol.

Dosha PITTA – elementos fogo e água

O acúmulo de Pitta ocorre durante as monções. Devido a chuva excessiva, toda vegetação e alimentos produzidos nesta época têm o sabor azedo acentuado, o que eleva Pitta.

O agravamento acontece no outono, por conta do calor e untuosidade ainda presentes no clima.

Por consequência, a pacificação automática dá-se na primeira fase do inverno. Isto porque a baixa temperatura e secura do ar são características opostas a de Pitta, que é quente e untuoso.

Dosha KAPHA – elementos terra e água

Devido o excesso de frieza e secura na segunda fase do inverno, Kapha tende a acumular. O agravamento não acontece porque a secura é uma qualidade oposta a umidade, presente em Kapha.

O agravamento ocorre na primavera, pois nesta estação, o calor causa liquefação do Kapha, permitindo que ele flua por todo o corpo.

E por fim, no verão dá-se sua pacificação, período marcado pelo excesso de calor e secura, qualidades opostas a este dosha.

TRANSIÇÃO ENTRE AS ESTAÇÕES

Rutusandhi é um conceito bonito no Ayurveda que significa junção sazonal.

São os últimos sete dias da temporada anterior, somados os primeiros sete dias da próxima temporada.

Durante Rtusandhi, deve-se gradualmente dispensar as práticas da temporada anterior e adaptar as práticas da temporada seguinte, a fim de entrar em sincronia com a natureza que se movimenta.

Este é o segredo da boa saúde e imunidade. Exige atenção, plenitude e presença.

SOU LIVRE PARA SER EU MESMX.

Ao som do caos da vida moderna, ouvir o tinido dos pássaros na revoada do final da tarde ou sentir os primeiros raios solares na pele, pode parecer um privilégio.

Mas é uma conquista possível. A volta para casa exige consciência para ouvir o próprio corpo. Perceber que o que é normal, na maioria das vezes, não é o certo para você.

Como dizia Krishnamurti: “Não é sinal de saúde estar bem ajustado em uma sociedade profundamente doente.”

Até a próxima!

Fontes:

  • Ritucharya – 3rd capítulo do Ashtanga Hridayam
  • Easy Aryuveda – Dr.JV Hebbar

Luciana Kimi

Sou terapeuta em ayurveda e facilitadora de processos de revitalização do Ser. A dança e a arte me inspiram. A natureza me conecta. Há 10 anos tive o meu primeiro contato com a ciência milenar indiana, e aprendi que a felicidade está diretamente ligada à manutenção da saúde.