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Outono

DICAS DE SAÚDE PARA ESTAÇÃO DO OUTONO (SHARAD RTU)

SHARAD RTU – OUTONO

Nos antigos textos de Ayurveda, a temporada de Outono recebe o nome de Sharad Rtu e é a segunda temporada do Visarga Kala ou Dakshinayana, denominado como Solstício do Sul (quando o Sol, do ponto de vista da Terra, se move em direção ao Sul). É precedido por Varsha Rtu (estação das chuvas) e seguido por Hemanta Rtu (início do inverno).

No Hemisfério Sul, Sharad Rtu ocorre, aproximadamente, entre 15 de Março e 15 de Maio. No Hemisfério Norte, entre 15 de Setembro e 15 de Novembro.

Neste texto, irei apresentar o Outono ou Sharad Rtu conforme descrito nos Shastras, que dura dois e não os três meses convencionados no Ocidente. Se você quer entender melhor como as estações estão divididas, acesse o texto “A relação das estações com a nossa saúde.

CLIMA DURANTE SHARAD RTU

Neste período, o Sol brilha com uma cor cobre, há calor, o céu está claro com nuvens brancas. A terra está cheia de lama pesada e formigueiros. Os ventos estão presentes, mas não tão fortes como no Solstício do Norte. E como nas outras estações do Solstício do Sul, a Lua é mais poderosa em comparação ao Sol. Por isso essa temporada dá força ao ser humano.

Desse modo, o calor percebido é reduzido se comparado com o verão, porém é de maior intensidade se comparado com a estação das chuvas (Varsha Rtu) e com o início do inverno (Hemanta Rtu).

É claro que se você mora numa cidade como São Paulo, talvez haja uma dificuldade para perceber o movimento da natureza, seja por conta da poluição ou pelo excesso de concreto que faz com que a temperatura dentro dos grandes centros seja mais alta do que quando estamos próximos de ambientes naturais. Mas não desanime, estas alterações ambientais também são perceptíveis nas cidades, mesmo em menor grau.

Além disso, a compreensão das características climáticas e sua respectiva intensidade estão diretamente relacionados à nossa posição no globo terrestre (país, região, cidade ou campo) sob influência da geografia e biologia local (acidentes geográficos, flora e fauna).

DOSHAS

Por conta da elevação da temperatura, Pitta dosha (elementos fogo e água) agrava. Devemos lembrar que este dosha acumulou na estação anterior (Varsha Rtu, estação das chuvas), isto é, não sofreu agravamento, apesar da disponibilidade de untuosidade e fatores favoráveis. Isso aconteceu porque a qualidade fria do clima provocada pelas chuvas, é antagônica a natureza de Pitta.

Porém, no outono (Sharad Rtu), os fatores de untuosidade estão associados ao calor. Uma vez que estes fatores são favoráveis a Pitta, este dosha agrava nesta temporada. Ao mesmo tempo, Vata (elementos ar e éter) que sofreu agravamento nas monções será pacificado neste momento, pois as qualidades de untuosidade e calor do ambiente são antagônicos a este dosha.

Por essa razão, o Ayurveda considera esta época propícia para reprodução de doenças como hepatite, alergias, hemorróidas, herpes, conjuntivite, hemorragias, distúrbios gástricos, pois há agravamento de Pitta dosha e o fogo digestivo (agni) ainda é moderado.

SABORES DA ESTAÇÃO

Nesta estação, os sabores azedo, salgado e doce são predominantes nos alimentos, plantas, água e medicamentos. Por serem antagônicos a Vata, eles elevam a força de um indivíduo, pois aumentam o conteúdo de água do corpo, mantendo-o hidratado.

No entanto, como já dito anteriormente, no outono, há o agravamento de Pitta. O sabor doce é seu antagônico, portanto, para mantê-lo sob controle, alimentos e medicamentos com sabor predominantemente doce devem ser consumidos. Ao mesmo tempo, devemos reduzir gradativamente os sabores azedo e salgado.

Logo, todos as ações serão direcionados para combater e controlar o Pitta agravado, isto é, todas as atividades, alimentação e estilo de vida serão planejadas para este fim.

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

Por isso, no outono (Sharad Rtu), deve-se consumir alimentos doces, amargos, leves, frios e aliviadores de Pitta em quantidades adequadas. E apenas consumí-los depois de sentir fome.

Alimentos benéficos – doce, amargo, leves e refrescantes:

  • Carnes: de codorna comum, perdiz cinza, veado, coelho e ovelha;
  • Grãos: arroz envelhecido, amaranto, trigo, cevada;
  • Sementes: semente de abóbora;
  • Verduras e legumes: melão de são caetano, espinafre, amla, abóbora, cenoura, demais legumes doces e verduras amargas;
  • Leguminosas: ervilha, feijão mung;
  • Frutas frescas: preferência por ameixas, peras, romãs, maçãs, bananas maduras, uvas e abacate;
  • Frutas secas: figos, passas e tâmaras;
  • Adoçantes: açúcar, mel;
  • Leite de vaca, leitelho fresco com cominho, coentro e anis;
  • Especiarias: cominho, açafrão, cardamomo, coentro, sementes de anis.

Alimentos que devem ser evitados – picantes, azedos e salgados, oleosos e pesados:

  • Gordura muscular;
  • Óleo de mostarda;
  • Carne de animais pantanosos;
  • Peixes e outros animais aquáticos;
  • Prepações com sal alcalino;
  • Coalhada e iogurte;
  • Bebida alcóolica;
  • Berinjela;
  • Milho, amendoim e pipoca;
  • Fritura, alimentos congelados e sorvetes;
  • Especiarias: assa-fétida, pimenta vermelha, alho.

Água medicada – Hamsodaka:

दिवा सूर्यांशुसन्तप्तं निशि चन्द्रांशुशीतलम्| कालेन पक्वं निर्दोषमगस्त्येनाविषीकृतम्||४६||

हंसोदकमिति ख्यातं शारदं विमलं शुचि| स्नानपानावगाहेषु हितमम्बु यथाऽमृतम् ||४७|

De acordo com Charaka Samhita, a água naturalmente aquecida com raios solares durante o dia e resfriada com os raios lunares durante a noite, bem purificada com o passar do tempo e desintoxicada pelos efeitos de Agastya (a estrela Canopus) é chamada de Hamsodaka. Isso está disponível durante o Sharad e é limpo e claro. Essa água é benéfica como néctar quando usada para tomar banho e beber. (Cha.Su.6/46-47)

AUTO-CUIDADO

O que é propício:

  • Enfeitar a casa com flores que nascem nesta estação;
  • Usar roupas limpas e folgadas;
  • Se possível, fazer aplicações de pasta de sândalo ou vetiver;
  • Se possível, faça uso de pérolas em seu corpo para obter um efeito refrescante que esta pedra propicia;
  • Usufruir da luz do luar nas primeiras três horas da noite;
  • Aproveitar a brisa fria à noite mesmo durante a Lua minguante.

O que devemos evitar:

  • Dormir durante o dia para evitar perturbação do Agni;
  • Exposição a brisa oriental, pois é uma direção que trás ondas de calor;
  • Exposição à névoa ou ao orvalho da manhã para não gerar mais perturbação de Pitta dosha;
  • Exposição direta ao Sol;
  • Exercício físico rigoroso e trabalho excessivo;
  • Comer em excesso.

Tratamentos:

Caso haja necessidade de tratamento, isto é, expurgo de Pitta através de ação terapêutica e ervas medicamentosas, o procedimento deve ser administrado entre o final das monções e o início do Outono. São eles:
  • Virechena (purgação) para expulsar Pitta mórbido do corpo e;
  • Sangria, se Pitta estiver elevado em Rakta Dathu;
  • Em casos leves, um Virechena suave pode ser praticado através da ingestão de Amla à noite.

RTU SANDHI – JUNÇÃO ENTRE DUAS ESTAÇÕES

Rtu Sandhi é o período de junção entre duas temporadas e constitui um prazo de 14 dias.

A junção sazonal entre a estação chuvosa e a estação do outono (Varsha-Sharad Rtu Sandhi) compreende os últimos 7 dias da estação das chuvas e os primeiros 7 dias da estação do outono. Neste período, o regime da estação chuvosa deve ser gradualmente interrompido e o regime da estação do outono deve ser praticado gradualmente.

O mesmo deve ser feito na junção sazonal com o início da temporada de inverno, ou seja,  Sharad-Hemanta Rtu Sandhi.

A próxima temporada imediata para Sharad Rtu (Outono) é Hemanta Rtu (início do Inverno). Esta é a terceira e última temporada do Solstício do Sul. A junção sazonal da temporada de outono com o início do inverno são os últimos 7 dias da temporada de outono mais os primeiros 7 dias do início do inverno.

Isso permite que a pessoa se prepare para entrar em outra temporada e se adapte a ela facilmente. Mudanças repentinas nos regimes podem produzir muitas doenças. Portanto, as mudanças precisam ser feitas de forma gradual.

REFERÊNCIAS:

  • Ayurvedic Health Tips For Autumn Season – Easy Ayurveda, Dr. Raghuram Y.S. MD (Ay) & Dr Manasa, B.A.M.S

Luciana Kimi

Sou terapeuta em ayurveda e facilitadora de processos de revitalização do Ser. A dança e a arte me inspiram. A natureza me conecta. Há 10 anos tive o meu primeiro contato com a ciência milenar indiana, e aprendi que a felicidade está diretamente ligada à manutenção da saúde.