Thempero > Reflexões  > Vitalidade e Bem-estar  > DICAS DE SAÚDE PARA ESTAÇÃO DAS CHUVAS (VARSHA RTU)

DICAS DE SAÚDE PARA ESTAÇÃO DAS CHUVAS (VARSHA RTU)

De acordo com o Ayurveda, um ano civil é composto por dois solstícios:

Cada Ayana é composto por 6 meses. Esses 6 meses são novamente divididos em 3 temporadas de 2 meses cada.

Neste texto, irei descrever a temporada de chuvas ou Varsha Rtu, a primeira temporada de Visarga Kala. Período relacionado com o aumento das qualidades aquosa, úmida, flúida e de força em todos os seres vivos.
x

VISARGA KALA

Neste período, do ponto de vista da Terra, percebemos o movimento do Sol em direção ao sul. Os dias se tornam mais curtos e as noites mais longas. Por isso, a força da Lua é predominante, influenciando os seres vivos com maior intensidade.

Assim como percebemos a energia da natureza se voltar para o solo, durante o Solstício do Sul ocorre a construção de força do ser humano. Isso acontece porque devido a posição da Terra em relação ao Sol (ângulo e movimento de translação), o calor reduz ao longo do tempo, e paramos de perder energia por stress solar e falta de água.

VARSHA RTU – MONÇÕES OU ESTAÇÃO DAS CHUVAS

Nos antigos textos do Ayurveda, a época das monções recebe o nome de Varsha Rtu (temporada de chuvas) e é a primeira temporada do Visarga Kala (Solstício do Sul) ou Dakshinayana. É seguida por Sharad Rtu (outono) e precedida por Greeshma Rtu (verão, parte seca), a última temporada de Adana Kala (Solstício do Norte).

No Hemisfério Sul, Varsha Rtu ocorre, aproximadamente, entre 15 de janeiro e 15 de março. No Hemisfério Norte, entre 15 de Julho e 15 de Setembro.

DOSHAS, SABORES E CLIMA

É o momento onde a temperatura reduz, se comparada com a fase seca do verão, pois o céu está coberto de nuvens e chove. E as características de aquosidade, umidade, fluidez, resistência começam intensificar. Os ventos no Solstício do Sul não são secos e violentos como os que acontecem no Solstício do Norte, mas em Varsha Rtu, os atributos climáticos ainda permanecem próximos ao primeiro estágio do verão.

DOSHAS

Vale lembrar que Vata (elementos ar e éter) acumulou naturalmente no período anterior (que é seco), mas não sofreu agravamento devido à presença de calor, que é antagônico à sua qualidade fria. Porém, durante as monções, a característica seca do clima associa-se a uma temperatura mais baixa (se comparada a fase predecessora), proporcionando o agravamento deste dosha.

No entanto, com o aumento da umidade e untuosidade por conta das chuvas, Pitta acumula, mas não agrava porque a temperatura ainda não se elevou o suficiente. Neste momento, o fogo digestivo pode tornar-se lento, levando a uma digestão inadequada.

SABORES

Nesta época, os sabores azedo, salgado e doce são predominantes nos alimentos, nas plantas e na água (presente na natureza), os quais aumentam a força de um indivíduo por serem antagônicos ao dosha Vata. Esses três sabores aumentam os fluídos do corpo, mantendo o corpo hidratado e Vata sob controle.

Mas, ao mesmo tempo que a qualidade ígnea do sabor azedo pacifica Vata, ele também aumenta Pitta, acumulando-o naturalmente em nosso corpo.

AGNI, ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA

Devido ao efeito do Adana Kala (Solstício do Norte), o corpo e o fogo digestivo estão enfraquecidos. A Terra também está quente devido a primeira fase do verão. Durante a estação chuvosa, os doshas que foram agravados debilitam ainda mais o agni, tornando-o medíocre e flutuante neste período.

Portanto, deve-se seguir práticas alimentares e de estilo de vida para equilibrar Vata e Pitta. Se isso não for feito, o agni lento nos levará à indigestão. Com isso, haverá agravamento de Pitta e Kapha, pois o alimento não digerido causará obstrução, impedindo a absorção dos nutrientes. Esta deficiência nutricional causa a destruição dos tecidos, provocando a doença.

Logo, o fogo digestivo deve ser cuidadosamente mantido na força ideal durante a estação chuvosa. Devem ser administradas medidas alimentares e de estilo de vida, e, se necessário, ervas que ajudem a manter o agni em equilíbrio.

A estação das chuvas é um período muito importante para cuidar da saúde.

MELHORES ALIMENTOS

Como dito anteriormente, durante a estação das chuvas, devemos aumentar o consumo de alimentos com sabores levemente azedo, salgado e doce (qualidades que pacificam Vata). Por isso, prefira os que nascem nesta estação, porque a Natureza é sábia e estes sabores estarão presentes no que brota neste período.

Porém, como o agni fica instável, é importante a ingestão de certos alimentos que possam protegê-lo, tais como: cevada velha, trigo, arroz, sopa de leguminosas e sopa de carne (animais que vivem em ambientes secos) com especiarias.

O mel normalmente aumenta Vata, mas na estação chuvosa, ele pode ser ingerido em pequenas proporções, o que ajuda no combate à umidade excessiva no corpo.

Bebidas:

  • Consuma parte líquida da coalhada, o soro de leite com uma pitada de sal.
  • Beba água medicada para melhorar a digestão. Para 1L de água, adicione uma pitada de sal, de pimenta do reino, de pimenta longa e gengibre em pó.
  • As preparações alcoólicas devem ser tomadas em pequenas quantidades e na forma diluída. Pode-se tomar vinhos preparados com uvas e decocções fermentadas antigas.
  • Nas regiões onde ainda é possível fazer o consumo da água de rio, evite-a. Prefira a água de poço.
O QUE EVITAR:
  • Excesso de alimentos que causam desequilíbrio entre Vata e Pitta (alimentos com princípios amargos, quentes e adstringentes). Como já existe uma força de digestão baixa, a ingestão excessiva destes sabores pode causar sintomas de gastrite, distensão abdominal etc.
  • Alimentos pesados para digerir.
  • Alimentos congelados e sorvetes.
  • Alimentos oleosos.

ESTILO DE VIDA:

Durante a temporada de monções, deve-se evitar:

  • Dormir durante o dia, pois diminui a capacidade digestiva;
  • Prática excessiva de exercício físico;
  • Indulgência excessiva nas relações sexuais;
  • Exposição excessiva ao sol quente;
  • Ingerir água de rio não tratada.

O que é benéfico:

  • Esfreguar o corpo com pós untuosos de ervas medicinais antes do banho;
  • Evitar lugares úmidos, pois ajuda a manter o agni regulado e refreia Pitta;
  • Banhos de água morna, pois ajuda a refrear Vata;
  • Manter regularidade no exercício físico de baixa intensidade, para estimular o agni sem agravar Vata.

Autocuidado:

  • Para evitar infecções na pele e coceira, use óleo medicado uma vez por semana (para 1/2 xícara de óleo de sesamo, acrescente de 1 a 2 colheres de chá de óleo de neem). Massageie o corpo antes do banho.
  • Aqueles que são propensos a ter dores nas articulações e artrite, evite sentar ou deitar no chão diretamente. Pois o contato da pele com uma superfície fria causará um aumento tremendo de Vata, ampliando a sensação da dor.
  • Higienize as unhas dos pés regularmente. A umidade entre elas é um convite à contaminação por parasitas.

IMPORTANTE:

É importante observar que as orientações acima são recomendadas para o indivíduo saudável. Por isso, se você sofre de doenças metabólicas como pressão alta, diabetes, colesterol alto ou tem problemas no coração, consulte primeiro seu médico de confiança ou um terapeuta experiente para que o organismo se recupere e a doença seja erradicada.

REFERÊNCIAS:

  • Dakshinayana or Visarga Kala (Southern Solstice) Definition, Seasons, Health Effect – Easy Ayurveda, Dr.Raghuram Y.S. MD (Ayu).
  • 19 Simple Ayurveda Health Tips For Rainy Season – Easy Ayurveda, Dr. JV Hebbar.

Luciana Kimi

Sou terapeuta em ayurveda e facilitadora de processos de revitalização do Ser. A dança e a arte me inspiram. A natureza me conecta. Há 10 anos tive o meu primeiro contato com a ciência milenar indiana, e aprendi que a felicidade está diretamente ligada à manutenção da saúde.