A relação das estações com a nossa saúde
A qualidade da nossa saúde está fortemente ligada as variações que acontecem nas estações. Isto porque nosso corpo está sob jugo de comutações como: temperatura, umidade e pressão atmosférica.
O homem no seu passado, livre das influências tecnológicas, era obrigado a perceber o clima de forma mais aguçada, usando os cinco sentidos.
Hoje mal sabemos o que fazer quando o tempo muda, além de colocarmos ou tirarmos um agasalho e ficarmos submetidos a farmacologia abundante por conta das gripes, resfriados e rinites que acostumamos a ter todos os anos.
Mas como usar o melhor dos dois mundos?
ESTAÇÕES DO ANO
De acordo com o Ayurveda, o número das estações do ano são seis e não quatro. A razão disso é a consideração do que chamamos de monções (incluso no nosso verão) e a divisão do inverno em duas fases. Ficando desta forma:
- Shishira Rtu: final do inverno;
- Vasanta Rtu: primavera;
- Greeshma Rtu: temporada de verão;
- Varsha Rtu: monção ou estação das chuvas;
- Sharad Rtu: temporada de outono;
- Hemanta Rtu: início do inverno;
As três primeiras temporadas são conhecidas como Uttarayana – Adana Kala, onde o calor é predominante e a força humana relativamente baixa. Nesta concepção, cada estação dura dois meses. Então, as três temporadas de Adana Kala cobrem um semestre.
Neste período o Sol se torna forte e os ventos mais poderosos, tornando o clima seco. Por isso os sabores presentes são: o picante, o amargo e o adstringente.
Da mesma forma, as outras três temporadas, conhecida como Dakshinayana – Visarga Kala, cobrem o semestre seguinte, período de resfriamento da Terra.
Neste intervalo a Lua é regente e a força humana é relativamente alta. No clima, as nuvens, as chuvas e o vento frio predominam. Por este motivo, os sabores dominantes são: o ácido, o salgado e o doce.
SAÚDE NAS ESTAÇÕES
A saúde está relacionada em vivenciarmos os estágios que a natureza apresenta. Com a industrialização e produção em alta escala, nos afastamos desta inteligência e perdemos a sensibilidade que se apresenta no homem do campo ou nos povos nativos que ainda vivem perto da floresta.
Assim como a Lua influencia a maré, os ciclos de translação e rotação da Terra influenciam os cinco elementos presentes no nosso corpo: água, terra, fogo, ar e éter.
Fazendo com que, em determinadas estações, alguns destes elementos se acumulem e outros decresçam.
Para o Ayurveda, a saúde permanece naqueles que seguem o regime sazonal, ostentando boa imunidade.
Ao contrário daqueles que não o seguem, pois uma alimentação inadequada provoca o acúmulo de um ou mais dos cinco elementos. E sem a retirada de forma natural, a auto-pacificação não é promovida.
Desta forma, a imunidade cai, produzindo um ciclo vicioso que leva a doença.
OBSERVAÇÃO E AUTO CURA
Dosha VATA – elementos ar e éter
De natureza fria, seca e móvel, Vata acumula no verão devido a secura presente no tempo e não agrava porque o calor é influente neste período.
Durante as monções, o tempo esfria por conta das chuvas, provocando sua agravação. Isso acontece porque Vata, além de seco, é frio.
A pacificação acontece no outono, quando a temperatura volta a aumentar com aparecimento do Sol.
Dosha PITTA – elementos fogo e água
O acúmulo de Pitta ocorre durante as monções. Devido a chuva excessiva, toda vegetação e alimentos produzidos nesta época têm o sabor azedo acentuado, o que eleva Pitta.
O agravamento acontece no outono, por conta do calor e untuosidade ainda presentes no clima.
Por consequência, a pacificação automática dá-se na primeira fase do inverno. Isto porque a baixa temperatura e secura do ar são características opostas a de Pitta, que é quente e untuoso.
Dosha KAPHA – elementos terra e água
Devido o excesso de frieza e secura na segunda fase do inverno, Kapha tende a acumular. O agravamento não acontece porque a secura é uma qualidade oposta a umidade, presente em Kapha.
O agravamento ocorre na primavera, pois nesta estação, o calor causa liquefação do Kapha, permitindo que ele flua por todo o corpo.
E por fim, no verão dá-se sua pacificação, período marcado pelo excesso de calor e secura, qualidades opostas a este dosha.
TRANSIÇÃO ENTRE AS ESTAÇÕES
Rutusandhi é um conceito bonito no Ayurveda que significa junção sazonal.
São os últimos sete dias da temporada anterior, somados os primeiros sete dias da próxima temporada.
Durante Rtusandhi, deve-se gradualmente dispensar as práticas da temporada anterior e adaptar as práticas da temporada seguinte, a fim de entrar em sincronia com a natureza que se movimenta.
Este é o segredo da boa saúde e imunidade. Exige atenção, plenitude e presença.
SOU LIVRE PARA SER EU MESMX.
Ao som do caos da vida moderna, ouvir o tinido dos pássaros na revoada do final da tarde ou sentir os primeiros raios solares na pele, pode parecer um privilégio.
Mas é uma conquista possível. A volta para casa exige consciência para ouvir o próprio corpo. Perceber que o que é normal, na maioria das vezes, não é o certo para você.
Como dizia Krishnamurti: “Não é sinal de saúde estar bem ajustado em uma sociedade profundamente doente.”
Até a próxima!
Fontes:
- Ritucharya – 3rd capítulo do Ashtanga Hridayam
- Easy Aryuveda – Dr.JV Hebbar