Thempero > Reflexões  > Vitalidade e Bem-estar  > O QUE É AYURVEDA?

O QUE É AYURVEDA?

O que é Ayurveda? – post originalmente publicado no Blog do My Yoga em 18/10/2021.

ORIGEM DO AYURVEDA

Ayurveda é considerado um dos sistemas de medicina mais antigos do mundo, que visa atingir o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito para promover a saúde, prevenir e curar doenças.

Tem como registro de origem a Índia, durante o período védico. É considerado o Upaveda do Atharva Veda (um entre os quatro Vedas) e parmeneceu vivo porque foi transmitido de uma geração a outra por meio da tradição oral.

Os Vedas compreendem vários conhecimentos, incluso medicina, estilo de vida, criação, política, economia, governança, adoração, oblações e sacrifícios, agricultura e muito mais. São eles: Rigveda, Yajurveda, Samaveda e Atharvaveda.

‘Aayushah vedah Ayurvedah’.

A palavra Ayurveda é derivada de duas palavras em sânscrito:

  • Ayu’ que significa ‘vida’ ou ‘expectativa de vida’.
  • Veda‘ que significa ‘ciência’, ‘conhecimento’ ou ‘sabedoria’.

Assim sendo, o significado geral da palavra Ayurveda é “o conhecimento da vida” ou “conhecimento do tempo de vida”. Onde Ayu ou vida é considerado uma combinação de corpo, alma, mente e sentidos.

Dessa forma, o conhecimento que é útil na manutenção da integridade e coexistência dessas quatro entidades (corpo, alma, mente e sentidos) sem quaisquer obstáculos na forma de doença ou dano é denominado Ayurveda.

TIPOS DE AYU (VIDA) E OS QUATRO PROPÓSITOS

‘Hita hitam sukham dukham ayus tasya hitahitam | Mana ch tachha yatrokatam ayurveda sa uchyate’ || Ch. Su 1/41.

Ayurveda é a ciência que descreve as condições de uma vida vantajosa, desvantajosa, feliz e infeliz, além do que é bom e mau para o seu estado e duração. Ou seja, Ayu pode ser classificado em quatro tipos:

  • Hita Ayu: vida útil vantajosa.
  • Ahita Ayu: vida útil desfavorável.
  • Sukha Ayu: vida feliz.
  • Dukha Ayu: vida desagradável, miserável.

Pela perspectiva deste shastra (compêndio de conhecimento), o ser humano deve realizar os purusharthas, ou quatro objetivos durante a vida. E para atingí-los é preciso ter uma boa saúde e longevidade. São eles:

  • Dharma: conduzir-se por ações virtuosas. É a boa saúde que sustenta a raiz do Dharma.
  • Artha: prosperidade (definição que vai além do financeiro).
  • Kama: desejos conducentes a si mesmo, a sua família e a comunidade em que vive.
  • Moksha: foco em libertar-se do ciclo vicioso de vida e morte, com práticas condizentes para alcançá-lo.

AS BASES DA MEDICINA AYURVÉDICA

Conhecidos como trisutra, são três os princípios abordados que estabelecem a boa saúde em uma determinada pessoa ou em uma determinada população. São eles:

  • Hetu: identificação e isolamento dos fatores causais de uma doença.
  • Linga: conhecer uma doença na sua totalidade identificando seus sinais e sintomas (diagnóstico).
  • Aushadha: tratar a doença de forma abrangente após diagnosticá-la corretamente e certificar-se que não haja reincidência no pós tratamento.

OBJETIVOS DO AYURVEDA

Os objetivos do Ayurveda foram divididos em dois aspectos:

  1. Manter a saúde de uma pessoa saudável – Swasthasya Swathya Rakshanam.
  2. Tratar a doença em enfermos – Aturasya Vikara Prashamanam.

Se você abrir qualquer livro de Ayurveda, os primeiros capítulos são sempre dedicados a explicar como a rotina diária, a rotina e rituais sazonais, garantem e mantêm uma boa saúde. Assim, a saúde preventiva é considerada antes do processo curativo.

No processo curativo, os princípios básicos dos medicamentos e tratamentos ayurvédicos lidam com a interconexão universal, com a constituição corporal e as forças vitais.

  • Interconexão universal – De acordo com os princípios do Ayurveda, o universo é composto por cinco elementos básicos: terra, água, fogo, ar e éter. Portanto, tudo que é vivo ou não, é formado como resultado da combinação desses 5 elementos.
  • Constituição corporal – Este sistema acredita que cada indivíduo tem uma constituição única (prakriti) que é determinada no momento da concepção, e que permaneceu inalterada ao longo da vida. Desse modo, considera-se que cada indivíduo é diferente, mental e fisicamente. Por isso que a dieta, o estilo de vida e os tratamentos variam de pessoa para pessoa.
  • Forças vitais – Como o mundo é governado pelas forças do ar, do sol e da água, o corpo e suas funções são governados por 3 fatores chamados doshas (Vata, Pitta e Kapha). Estes são considerados os blocos de construção e manutenção do corpo. O equilíbrio desses três doshas leva à saúde e seu desequilíbrio leva à condição de doença.

COMO SE DEFINE UM TRATAMENTO NO AYURVEDA

Para que haja sucesso no tratamento, há de se considerar:

  • A força da doença.
  • A força do corpo do paciente.
  • A constituição do paciente.
  • A condição mental do paciente.

Ao tratar de uma pessoa enferma, o vaidya não se concentra apenas em se livrar do processo da doença ou em quebrar a patologia, mas também foca na recuperação geral de todos os aspectos da saúde do indivíduo, isto é, nos âmbitos espiritual, mental e físico.

Mesmo depois que a doença está completamente curada, o Ayurveda oferece terapias de rejuvenescimento e afrodisíacas para que a pessoa possa ter uma boa saúde e aproveitar a vida ao máximo.

Deste modo, os tratamentos são baseados nos conceitos:

  1. Tridosha – Assim como o ar, o sol e a água controlam o mundo, os Tridoshas – Vata, Pitta e Kapha controlam as forças vitais do corpo e de sustentação da mente.
  2. Sapta Dhatu – os sete tecidos que formam a estrutura do corpo.
  3. Trimala – os três produtos residuais que devem ser eliminados para manter a saúde.
  4. Agni – a força de digestão e metabolismo, responsável por converter os alimentos em energia e fornecer nutrição a todos os sete tecidos do corpo. O Agni, assim como os sete tecidos, é influenciado pelos três doshas (forças vitais).
  5. Srotas – os canais do corpo através dos quais fluidos, alimentos, nutrição, oxigênio, tecidos e produtos residuais fluem.
  6. Espiritualidade – compreensão do corpo sutil (sentidos, mente operacional, o senso do Eu, alma, memória, Satva, Rajas, Tamas etc).

Dessa forma, o vaidya (médico formado em Ayurveda) ou o terapeuta devem compreender profundamente Hetu (causas) e Linga (sintomas de doenças) seguindo as cinco etapas do diagnótico (Pancha Nidana) e avaliação do estágio da doença (Shat Kriya Kala).

Etapas do diagnóstico (Pancha Nidana):

  1. Nidana – causas físicas e mentais de doenças.
  2. Poorva Roopa – sintomas prodrômicos da doença.
  3. Roopa – sinais e sintomas da doença.
  4. Upashaya – fatores atenuantes e agravantes da doença.
  5. Samprapti – história completa de como as doenças progridem da agravação do dosha até a manifestação completa dos sinais e sintomas.

Avaliação do estágio da doença (Shat Kriya Kala):

São os seis estágios, através dos quais os doshas passam para se desequilibrar e causar doenças.

Tratamento:

Com base no diagnóstico e avaliação do estágio da doença, o Ayurveda define três formas de tratamento.

  1. Shamana – alivia os doshas desequilibrados. É feito com massagens, terapias de sudorese, ajuste de estilo de vida, além da ingestão de ervas medicinais.
  2. Shodhana – eliminação dos doshas mórbidos do corpo.
  3. Swastha Hita – tratamento para manter a saúde de indivíduos saudáveis.

OS RAMOS DA MEDICINA AYURVÉDICA

Para abranger todo o sistema de saúde, oito ramos do Ayurveda foram descritos:

  1. Kāyachikitsā: medicina geral, medicina do corpo
  2. Kaumāra-bhṛtya (Pediatria): Discussões sobre cuidados pré-natais e pós-natais ao bebê e à mãe, métodos de concepção; escolher o sexo, inteligência e constituição da criança; e doenças infantis e obstetrícia.
  3. Śalyatantra: técnicas cirúrgicas e extração de objetos estranhos.
  4. Śhālākyatantra: tratamento de doenças que afetam ouvidos, olhos, nariz, boca, etc.
  5. Bhūtavidyā: pacificação dos espíritos possuidores e das pessoas cujas mentes são afetadas por tal possessão.
  6. Agadatantra / Vishagara-vairodh Tantra (Toxicologia): Inclui assuntos sobre epidemias, toxinas em animais, vegetais e minerais. Ele também contém chaves para reconhecer essas anomalias e seus antídotos.
  7. Rasāyantantra: rejuvenescimento e tônicos para aumentar a longevidade, o intelecto e a força
  8. Vājīkaraṇatantra: afrodisíacos e tratamentos para aumentar o volume e a viabilidade do sêmen e do prazer sexual. Também lida com problemas de infertilidade (para aqueles que desejam engravidar) e desenvolvimento espiritual (transmutação da energia sexual em energia espiritual).

PODEMOS CONCLUIR QUE:

O Ayurveda tem raízes profundas na espiritualidade, nos diz sobre o propósito da vida, sobre o karma, sobre o porquê nascemos, desenvole a teoria sobre a formação do universo e os modos simples e humildes da existência humana.

Foi desenvolvido para ajudar as pessoas a viverem mais para seguir o caminho correto. Em todos os antigos livros sobre esta medicina, há um capítulo separado dedicado a uma vida justa. É um fato bem conhecido no Ayurveda que, enquanto a pessoa não for mentalmente e espiritualmente saudável, o “aspecto de saúde” geral está incompleto.

Mesmo ao compreender a saúde e a doença, os antigos sábios do Ayurveda costumavam adquirir o conhecimento sagrado sobre saúde e doença por meio da espiritualidade. Sushruta costumava dissecar cadáveres para entender a anatomia e a fisiologia do corpo há milhares de anos. Ele escreve em um contexto “As partes do corpo que podem ser vistas a olho nu são poucas, as que não podem ser vistas são infinitas. O conhecimento dessas partes invisíveis só pode ser obtido pelos olhos da meditação e pelos olhos do conhecimento!

FONTES:

  • 52 thoughts on “What’s Ayurveda” por  Dr. J.V. Hebbar MD (Ayu).
  • Ayurvedic treatment strategies to break the pathogenesis por Dr. Raghuram Y.S. MD (Ay) & Dr Manasa, B.A.M.S.

Luciana Kimi

Sou terapeuta em ayurveda e facilitadora de processos de revitalização do Ser. A dança e a arte me inspiram. A natureza me conecta. Há 10 anos tive o meu primeiro contato com a ciência milenar indiana, e aprendi que a felicidade está diretamente ligada à manutenção da saúde.