Menopausa pela perspectiva do Ayurveda
O QUE É MENOPAUSA?
A menopausa é o fim permanente dos períodos menstruais de uma mulher. Ela ocorre naturalmente ou pode ser causada por cirurgia, quimioterapia ou radiação.
De forma natural, é considerado menopausa quando faz um ano desde o último período, e é impulsionada e acompanhada por mudanças mais drásticas nos hormônios sexuais. Quando é induzida por cirurgia ou radiação é chamada de menopausa artificial.
Existem várias alterações hormonais que ocorrem quando a mulher entra em seus anos reprodutivos posteriores, incluindo reduções na produção de estrogênio e progesterona, diminuição da receptividade dos ovários ao FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante).
Todas essas mudanças, no entanto, diminuem a fertilidade.
O QUE É PERIMENOPAUSA OU RAJONIVRITTI KALA?
Raja significa menstruação, nivritti significa aposentadoria ou cessação, e kala significa período de tempo. O período da perimenopausa pode variar dependendo de fatores hereditários, natureza, constituição corporal, estado mental, níveis de estresse, condição de trabalho, país de residência, etc.
A perimenopausa é esse período de transição dos ciclos normais e dos níveis de hormônios sexuais para a menopausa. Considera-se que dura entre doze ou mais anos antes da menopausa e, embora isso não esteja implicitamente declarado, o termo tende a ser aplicado mais a mulheres que sentem desconforto com a transição.
SINTOMAS DA MENOPAUSA
Durante a menopausa, os ovários param de produzir estrogênio e progesterona, interrompendo o ciclo menstrual. O estrogênio é um hormônio Pitta, que se comunica e transforma os tecidos, enquanto a progesterona é um hormônio Kapha que ao se dissipar, deixa o corpo sem lubrificação.
A progesterona começa a cair aos 35 anos e, poderíamos argumentar que a maioria das mulheres entra na perimenopausa nesse período, progride à medida que nossos hormônios sexuais diminuem.
Quanto mais desequilibrados nossos hormônios, maior a probabilidade de que a transição para a menopausa seja difícil. Se nossos hormônios estiverem equilibrados, é possível passar dos 35 aos 55 anos sem nenhum desconforto.
Se o desequilíbrio continuar, é possível relacionar os seguintes sintomas ao período da menopausa:
- Perda de cabelo
- Distúrbios digestivos
- Cistite
- Vaginite
- Ansiedade, nervosismo e depressão
- Secura vaginal
- Suores / ondas de calor
- Períodos irregulares
- Seios doloridos
- Fadiga, tonturas
- Dor nas articulações
- Dores de cabeça
- Batimento cardíaco acelerado
- Libido diminuída
- Incontinência vesical
- Atrofia vaginal (afinamento do tecido vaginal)
Para tratar os desconfortos que possam surgir neste período, produtos naturais ou práticas da mente e do corpo podem ser usadas para aliviar sintomas da menopausa, como as ondas de calor e os suores noturnos.
ONDAS DE CALOR
O desconforto mais comum relacionado à menopausa sãos as ondas de calor. Embora sua causa exata seja uma questão de especulação, acredita-se que as ondas de calor fisiologicamente sejam o resultado de alterações no hipotálamo, a parte do cérebro que regula a temperatura do corpo. Se o hipotálamo é instável e, erroneamente, percebe que uma mulher está muito quente, inicia uma série de eventos para esfriá-la.
Aquelas que apresentam ondas de calor significativas têm maior probabilidade de apresentar outros fatores de risco para doenças cardíacas. Como a maioria dos outros sintomas da menopausa, é um sinal para descansar e relaxar, porém seu sistema nervoso simpático estará em alerta.
Por conta disso, os vasos sanguíneos próximos à superfície da pele começam a se dilatar, aumentando o fluxo sanguíneo para a superfície da pele na tentativa de dissipar o calor do corpo. O que produz:
- Uma aparência avermelhada no rosto e pescoço em mulheres de pele clara;
- Pode fazer uma mulher transpirar para esfriar o corpo;
- Pode ocorrer um aumento da pulsação e uma sensação de batimento cardíaco rápido.
As ondas de calor são seguidas frequentemente por um frio. Há algumas mulheres que experimentam apenas o frio. Estas ondas também podem aparecer quando se está ansiosa ou tensa.
O desconforto normalmente para sozinho ao longo do tempo e pode não precisar de nenhum tipo de tratamento.
MUDANÇA DE HORMÔNIOS
Na menopausa, há uma mudança mais drástica em nossos níveis de hormônios sexuais, mas isso não deveria ser um problema. De acordo com a Dra Cláudia Welch, do Ayurveda College, “A crença médica predominante de que a queda nos níveis de estrogênio é a única responsável por todos os sintomas que atualmente atribuímos à menopausa é um erro.
Embora exista uma queda muito definida de estrogênio e progesterona durante a perimenopausa e a menopausa, as mulheres na faixa dos quarenta e cinquenta anos estão mostrando outros sinais de envelhecimento que podem estar ocorrendo há décadas.”
Os sintomas da menopausa são devidos em parte ao esgotamento crônico dos recursos metabólicos das mulheres durante os anos da perimenopausa. A facilidade de transição para esse estágio depende da força das supra-renais de uma mulher e do estado de sua nutrição geral.
Em uma mulher saudável, as glândulas supra-renais serão capazes de assumir gradualmente a produção hormonal dos ovários.
Muitas mulheres, no entanto, entram na menopausa em um estado de esgotamento emocional e nutricional, afetando a função da glândula adrenal. Sob essas condições, uma mulher pode precisar de apoio hormonal, nutricional, emocional e outros, até que seu equilíbrio endócrino seja restaurado.
OJAS
Por isso, uma das formas de eliminar o desconforto, pela ótica do Ayurveda, é recuperar Ojas do seu sistema.
Ojas é a essência mais refinada e sutil do corpo físico. Quando totalmente ativado, ojas é o fator de felicidade que vai além da boa saúde para mantê-lo totalmente imune e fortalecido em relação às doenças. É o elixir de saúde supremamente refinado, resultante da digestão perfeita, que permeia todas as células com energia vital.
Ojas é responsável por manter todas as células do seu corpo funcionando coerentemente, assim como o maestro de uma orquestra sinfônica mantém todos os instrumentistas tocando de forma coordenado e em perfeita harmonia.
Quando Ojas é restaurado, você tem um brilho saudável no rosto e a luz em seus olhos brilha intensamente. Seus hormônios estão comunicando as mensagens certas, nos momentos certos, nas quantidades certas para suas células e DNA.
Dentro da terminologia ayurvédica, Ojas é a essência sutil de Kapha, o qual é responsável pela sustentação física, energética e emocional do nosso corpo. Isto é, aquilo que nos dá capacidade de reagir de forma positiva aos impactos da vida. E em parte, pode ser considerado como nosso sistema imunológico.
Por isso que aqueles com baixo Ojas são mais propensos a desequilíbrios e doenças. Quando o Ojas é regulado devido à correta digestão e metabolismo, os sintomas da menopausa são mínimos e seu corpo ajusta-se facilmente às mudanças hormonais.
IMPACTO NO CORPO E NA MENTE
Se Ojas foi afetado durante a perimenopausa, isto é, se o seu corpo e mente foram submetidos a altos índices de stress, falta de descanso e baixa nutrição, Ojas foi reduzido ao longo do tempo. Portanto, durante a menopausa teremos uma capacidade reduzida de manter o equilíbrio físico e emocional.
Além disso, com a cessação da liberação de sangue menstrual, perdemos a nossa capacidade de resfriamento e limpeza mensal. Dentro da visão do Ayurveda, a menstruação funciona como um rakta moksha natural, terapia para liberar o excesso de Pitta presente no corpo feminino pela presença dos hormônios, mantendo a saúde da mulher.
Se adicionarmos a esta observação, o item Kala (tempo), notaremos que a idade entre 45 e 55 anos é a transição da fase Pitta para fase Vata da vida.
Vata é frio, seco e errático e o impacto do seu aumento é percebido no nosso sistema simpático que fica sobrecarregado. Por isso os níveis de cortisol, batimento cardíaco e a pressão arterial aumentam. Como consequência, esse estado de estresse impulsiona Pitta por todo o corpo, provocando um círculo vicioso. Com a ativação constante do dosha Pitta e do sistema simpático por atividades agudas e quentes, o elemento fogo permanece aprisionado no corpo.
Desta forma, a mulher, se não cuidada, pode se tornar uma floresta seca.
DOENÇAS DESENVOLVIDAS NA MENOPAUSA
Pela ótica do Ayurveda, a doença se manifesta quando os doshas, em excesso, transbordam da sua sede de origem e interagem com os demais tecidos. Na menopausa, pode acontecer o seguinte processo:
- O Vata elevado e não aterrado se dispersa por todo o corpo, levando o fogo digestivo principal, Agni, para longe de sua sede no estômago e nos intestinos. Isso leva a dificuldades com a digestão, absorção e nutrição geral.
- O calor preso que viaja constantemente pelo sistema circulatório dá origem as ondas de calor, insônia e doenças cardíacas.
- O Vata elevado também flui para baixo, secando a vagina.
- O Vata elevado no cólon e em outros tecidos mais profundos, pode criar condições como a osteoporose.
- O Tejas (energia sutil de Pitta) diminui, levando a problemas de memória e concentração.
Na menopausa, se uma mulher tem baixo Ojas (vitalidade), ela estará sobmetida a influência dos Doshas Vata (células pequenas, com característica seca, fria e difusa) e Pitta (células de médio porte, com caracterítica quente, afiada e penetrante). Com a constante circulação dos Doshas viciados, algumas doenças podem ser promovidas.
Rasa Dathu – é a porção sérica clara do sangue.
Em desequilíbrio, pode-se experimentar:
- pele muito seca, envelhecimento prematuro ou enrugamento da pele;
- secura vaginal leve ou ocasional, secura vaginal excessiva;
- congestão respiratória;
- sensação de fraqueza e cansaço;
- falta de resistência;
- cistos ovarianos ou mamários;
- anemia.
A anemia por deficiência de ferro é um problema comum em mulheres na perimenopausa que têm sangramento intenso com a menstruação. Se a digestão for fraca, talvez o sangue não consiga absorver o ferro adequado da dieta para atender às necessidades do corpo. Isso significa que seu plasma sanguíneo (Rasa) será deficiente em ferro, essencial para o próximo tecido da linha, os glóbulos vermelhos (Rakta).
Sem ferro suficiente, seus glóbulos vermelhos serão menores que o normal e, portanto, transportarão menos oxigênio. No próximo tecido abaixo da linha, os músculos (Mamsa) serão insuficientemente abastecidos com oxigênio e facilmente fatigados. É assim que fraco (Rasa e Rakta) se traduz em músculo cansado (Mamsa), com menos tolerância ao exercício e resistência, e uma condição geralmente deteriorada.
Rakta dhatu – está associado aos glóbulos vermelhos e a bílis.
Em desequilíbrio, pode provocar:
- ondas de calor severas ou sensação frequente de calor excessivo;
- sangramento intenso;
- erupções cutâneas frequentes ou crônicas, tais como: acne, pústulas ou urticária;
- cálculos biliares;
- hemorróidas;
- sede constante.
Mamsa dhatu – está relacionado com o tecido muscular.
Em desequilíbrio, pode promover:
- dores musculares constantes ou músculos facilmente fatigados;
- amígdalas ou glândulas linfáticas cronicamente inchadas no pescoço;
- canais pruriginosos no ouvido, eczema no canal auditivo ou excesso de cera no ouvido;
- fibróides no útero;
- nódulos fibrosos ou glandulares nos seios;
- lábios severamente secos e rachados.
Meda dhatu – está relacionado com o metabolismo das gorduras, hormônios e carboidratos.
Em desequilíbrio pode induzir:
- ganho de peso ou incapacidade de perder peso;
- açúcar elevado no sangue;
- colesterol alto;
- suor crônico ou odor corporal;
- cistos gordurosos sob a pele, no couro cabeludo ou nos seios;
- distúrbio da tireóide;
- suores noturnos freqüentes ou suores durante o dia associados a ondas de calor.
Asthi dhatu – está relacionado com os ossos, cartilagem, cabelos e tecidos das unhas.
Em desequilíbrio, pode-se experimentar:
- baixa densidade óssea;
- cabelos quebrados ou cabelos muito secos e sem brilho;
- problemas com os dentes, que quebram facilmente ou muitas cáries;
- unhas quebradiças;
- dores constantes nas articulações;
- artrite e artrose.
Majja Dhatu – está relacionado com o tecido do sistema nervoso central.
Em desequilíbrio pode promover:
- infecções frequentes ou recorrentes;
- excesso de secreção dos olhos;
- secura da pele nas pálpebras superiores;
- sensação constante de distração;
- incapacidade de se concentrar ou concentrar-se;
- dor nos tendões, que facilmente se lesionam ou tendinite recorrente;
- sensação frequente de desmaio ou tontura.
Artava dhatu – está relacionado com o óvulo e seus tecidos de suporte.
Em desequilíbrio, provoca:
- ausência de libido (falta de desejo sexual);
- secura vaginal grave;
- falta geral de atratividade sexual;
- olhos opacos e pouco claros;
- história de mais de um aborto espontâneo;
- infertilidade.
AUTOCUIDADO E TRATAMENTOS
A gravidade dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa, mas raramente todos os sintomas são encontrados em um único indivíduo.
Se os sintomas são leves e controlados, apenas mudanças no estilo de vida, tais como massagem com óleo para regular o estresse e dores no corpo, alimentação e descanso serão suficientes.
Mas em sintomas graves, como estresse severo, depressão, sudorese, diabetes, pressão alta, o tratamento será necessário.
AMA – TOXINA
Se uma mulher tem sintomas moderados a graves, tais como ondas de calor freqüentes, insônia, dores nas articulações, secura vaginal dolorosa, mudanças extremas de humor, então é possível que ela tenha bloqueios internos que causam esses sintomas.
Esses bloqueios são o resultado de Ama ou resíduos metabólicos e toxinas que se acumularam nos tecidos. Quando a digestão falha em decompor completamente os alimentos, permite-se que partículas maiores que o normal entrem na corrente sanguínea e circulem para os tecidos até que se alojem em passagens estreitas e fiquem presas, cortando canais que de outra forma transportariam nutrientes e hormônios para as células.
Dessa forma, os hormônios não podem alcançar ou se ligar às células apropriadas. Por isso que os produtos de soja e até a terapia de reposição hormonal podem não aliviar as ondas de calor de uma mulher ou outros sintomas da menopausa, pois as moléculas de soja ou hormônio nunca se conectarão com as células que precisam deles. Isso é o indicativo de que a limpeza é necessária.
Quando os canais estão entupidos com resíduos, o Pitta do metabolismo se acumula nos tecidos. A experiência é um lampejo repentino de calor e rubor enquanto o corpo tenta dissipar o acúmulo. Para esfriá-lo, Pitta precisa ser pacificado, mas os tecidos também precisam ser limpos de Ama para que o calor possa fluir. Uma dieta pura e simples mais ervas específicas resolvem os sintomas rapidamente.
AUTOCUIDADO
Por outro lado, o autocuidado é necessário em ambos os casos. Por isso:
Suporte familiar
Muito cuidado deve ser tomado com a mulher. Especialmente, membros da família como marido, filhos e parentes devem ter uma atenção especial com sua saúde e mentalidade. Os familiares devem saber que, o desequilíbrio hormonal provoca alterações no corpo e na mente da mulher nessa faixa etária. Durante conversas e discussões, mantenha o cuidado suficiente para não machucá-la.
Estilo de vida e hobbies
A mulher deve se engajar sabiamente em uma ou outra atividade para se manter ocupada. Com isso, seu corpo e mente estarão envolvidos, o que é muito importante para a saúde física e mental.
Exercícios físicos
O exercício é o melhor tratamento para a osteoporose. Em resposta ao estresse causado pelos ossos, a natureza projetou nosso corpo para aumentar a densidade óssea. Portanto, o exercício diário é importante. O de sustentação de peso é a forma mais importante de exercício, então neste caso, caminhar é mais benéfico do que nadar.
Exercícios respiratórios
Ajuda a manter o equilíbrio mental. As mulheres estarão melhor equipadas para lidar com mudanças de humor e estresse. Para esta fase da vida, os melhores são: Anuloma Viloma, Chandra Bhedana e Bhramari.
Yoga Nidra
Também conhecido como sono yoguico, o yoga nidra é um processo de relaxamento mental deitado de costas ou em uma posição confortável semelhante. Reserve pelo menos dez minutos todas as tardes para praticar este processo repousante para acalmar sua mente.
Meditação
A capacidade de manter a paz interior apesar das circunstâncias externas pode servir a todos nós. Uma dose diária de meditação e outras maneiras de alcançar a atenção plena podem ajudar muito com ondas de calor.
Automassagem
Os textos ayurvédicos afirmam que o abhyanga ajuda a prevenir a osteoporose e aumentar a força óssea. A pele é um dos principais locais onde o estrogênio é formado no corpo após a menopausa. Por isso, dedicar alguns minutos todas as manhãs para fazer uma auto-massagem com óleo ajudará a neutralizar o espaço, a secura, a ansiedade, a rigidez e as dores que possam surgir.
Alimentação
Para correta pacificação de Vata e Pitta, é aconselhável a ingestão de alimentos de sabor doce (não inclui açúcar e os carboidratos considerados ruins como os alimentos processados, derivados da farinha branca).
A dieta deve ser rica em cálcio, incluindo vegetais de folhas verdes, amêndoas, sementes de gergelim, sementes de linhaça, manjericão. Rica em ferro, considerando feijões pequenos mais fáceis de digerir, cereais, semente de abóbora, cenoura, tâmaras, semente de gergelim, grão de bico, nozes, pistache, amêndoa torrada, caju torrado ou sementes de girassol, passas, pêssegos, ameixas, espinafre.
Considere toda variedade de frutas e vegetais.
Inclua uma colher de chá de ghee na dieta, pois promove memória e concentração.
Porém, evite:
- Grandes quantidades de alimentos fritos;
- O consumo excessivo de sal;
- Açúcar, se puder;
- Proteína animal em excesso;
- Alimentos ácidos e condimentados;
- Se você está sofrendo de ondas de calor, evite o excesso de alimentos picantes e café.
Vitamina D
Existem vários suplementos, mas a melhor e mais nutritiva fonte é o sol, quando ele interage com a pele. Por isso, aproveite as caminhadas para receber sua dose diária de vitamina D.
HORMÔNIOS, REPOSIÇÃO E ESTRESSE
As mulheres na pós-menopausa ainda produzem 40-60% dos seus níveis pré-menopáusicos de hormônios e o estrogênio cai apenas 40-50% na menopausa. Consequentemente, temos a capacidade de sintetizar hormônios sexuais suficientes para nossas necessidades pós-menopáusicas naturais através das glândulas supra-renais e de nossos diversos tecidos corporais.
Para produzir estrogênio, precisamos de precursores de estrogênio e aromatase – a enzima necessária para converter precursores em estrogênio – e as mulheres têm os dois em praticamente todo o corpo, mesmo após a menopausa.
Portanto, temos um grande potencial para sintetizar estrogênio suficiente. É por isso que nem todas as mulheres mais velhas têm osteoporose ou estrogênio ou progesterona deficiente. Muitas mulheres navegam na menopausa com desconforto mínimo e nunca tiveram terapia de reposição hormonal de qualquer tipo. Caminham, andam de bicicleta, nadam, jardinam e sobem uma tempestade e têm corações saudáveis e ossos fortes.
A deficiência de estrogênio pode estar ligada a um excesso de hormônios do estresse que drena os hormônios sexuais a longo prazo. Adicionar mais estrogênio através da terapia de reposição hormonal sem acalmar o estresse é como derramar água em um balde com um buraco.
O estresse nos torna menos responsiva às quantidades normais de hormônios, o que praticamente garante o desequilíbrio hormonal.
Por exemplo, uma mulher com excesso de cortisol, mas quantidades normais de estrogênio podem sofrer ondas de calor ou outros sintomas normalmente associados à deficiência de estrogênio. Se essa mulher tratasse esses sintomas somente com terapia de reposição estrogênica, ela possivelmente desenvolveria sintomas dominantes ao estrogênio, como ganho de peso, retenção de água e alterações de humor.
TRATAMENTO PELA ÓTICA DO AYURVEDA
Para casos considerados graves, onde há sobreposição de sintomas e desenvolvimento de doenças com longo período de duração, é necessário uma avaliação prévia para que um diagnóstico correto seja feito.
Isto quer dizer que, uma investigação detalhada deve ser efetuada para levantar se há algum tipo de bloqueio por Ama e quanto tempo isso ocorre, histórico de doenças, hábitos e capacidade digestiva do paciente, saúde feminina ao longo do tempo; e se há ingestão de medicamento controlado.
Enfim a análise deve ser cuidadosa para que um tratamento alinhado com o corpo e mente do paciente seja estabelecido.
REMÉDIOS CASEIROS
Os remédios caseiros aqui listados podem não curar, mas apenas aliviar os sintomas em casos considerados crônicos ou graves. Por isso, sempre consulte um terapeuta experiente ou médico da sua confiança.
Ervas para:
- Esfriar o corpo: erva-doce, cominho, coentro, hortelã-pimenta e camomila.
- Tonificar, fortalecer e rejuvenecer o sistema reprodutivo: gel de aloe e vera, shatavari, açafrão, ashwaghanda tomadas em decocções de leite.
- Estimular a perda de peso: pippali e gengibre em pó.
- Reduzir a letargia: cálamo e tulsi.
- Estrógeno natural: semente de romã, inhame selvagem e shatavari.
- Palpitação pós menopausa: bala e arjuna.
Deficiência de oligoelementos (zinco, ferro, cobre, manganês, cromo, selênio e iodo):
Bolinhos nutritivos:
- Separe quantidades iguais de sementes de cominho e pó de feno-grego,50 gramas cada.
- Frite-os em 50 gramas de ghee.
- Adicione 50 gramas de açúcar mascavo orgânico, bem pulverizado.
- Faça bolinhos redondos de 10 gramas cada.
- Tome de 1 a dois bolinhos diariamente com com leite morno.
Evitar fatiga e restaurar a vitalidade:
Mistura energética:
- Misture 5 gramas de amendoim, castanha de caju, sementes de gergelim triturado, gengibre em pó e açúcar mascavo.
- Tome essa mistura semissólida com água morna, no início da manhã.
Fast recovery:
- 1/2 colher de café de pippali + mel, no início da manhã.
Nutrição do plasma (rasa dathu):
Rasa Tea:
- 1 colher de chá de fenogrego ou Shatavari.
- 1 colher de chá de semente de linhaça ou chia.
- 1 colher de chá de semente de erva-doce.
- 1 colher de chá de alcaçuz.
- Despeje um litro de água quente sobre as ervas. Aguarde 30 min e beba enquanto esfria.
Reconstrução rápida de Ojas:
Date Shake:
- 1x copo de leite de amêndoas.
- 1x colher de café de ghee.
- 2 a 4 x tâmaras.
- Especiarias a gosto: 1x pitada de gengibre em pó, pimenta do reino, cardamomo ou canela.
- Bata no liquidificador e tome em jejum.
Ghee: 1 colher de chá de ghee antes das refeições.
Suporte ao Agni (fogo digestivo):
- Tome uma colher de chá de gengibre ralado com limão e uma pitada de sal antes e depois das refeições, ou;
- Beba chá feito de cominho, coentro e sementes de erva-doce ao longo do dia, ou;
- Beba chá de gengibre com canela e cardamomo.
Dificuldade para dormir:
Antes de se deitar:
- Beba leite de vaca quente, fervido com noz-moscada.
- Se mesmo assim, você ainda tiver dificuldade para dormir, beba leite fervido com dois dentes de alho.
Com qualquer uma das receitas acima, adicione uma pitada de açafrão, pois tornará o leite mais fácil de digerir.
- Mantenha uma rotina de higienização do sono:
- Durma em um horário definido e acorde em um horário definido.
- Vá dormir com a TV desligada.
- Evite cochilos durante o dia.
CONCLUSÃO
A menopausa é apenas outra transição na vida de uma mulher, assim como a puberdade e a gravidez. E como qualquer mudança, o desconforto surge.
O desequilíbrio percebido em nosso corpo aparece porque não aprendemos a respeitar o nosso corpo, como ele verdadeiramente funciona, e que vivemos ciclos.
Este texto é um convite para esta auto-observação, o aprendizado é individual e único, pois não existe um corpo igual ao outro. A busca pela saúde e amorosidade devem estar presentes na jornada para que possamos dissipar as conotações negativas da menopausa que fazem com que a maioria das mulheres em nossa sociedade se sintam derrotadas antes mesmo de começar.
As orientações deste artigo podem ser o seu primeiro passo. Aproveite a transição, desfrute da sua inteligência e compartilhe sua experiência. É o melhor presente que você pode oferecer à sua família e à sociedade, seu conhecimento por meio de palavras e ações.
Beijo grande e até a próxima!
REFERÊNCIAS
- Celebrating Menopause Guide – by Banayan
- Menopause from an Ayurvedic perspective – by Deva Khalsa, Ayurveda College
- Perimenopause Symptoms – by Dr. MS Krishnamurthy and Dr. Hebba, Easy Ayurveda