Thempero > Reflexões  > Vitalidade e Bem-estar  > DICAS DE SAÚDE PARA PRIMAVERA (VASANTA RTU)

DICAS DE SAÚDE PARA PRIMAVERA (VASANTA RTU)

No Solstício do Norte é dito que o Sol está em ascensão, isto é, move-se para o norte. Este período que vai do final do Inverno (Shishira) até o Verão (Grishma), tende a tirar as forças da indivíduo, esgotando seus estoques de energia devido ao aumento da temperatura e da secura, gerando o esgotamento dos componentes da água do corpo.

A Primavera (Vasanta Rtu) é a estação intermediária do Solstício de Verão, isto é, é a segunda temporada de Adana Kala ou Uttarayana (Solstício do Norte). As características desta temporada permeiam pelo calor, pela umidade, pela gentileza e untuosidade.

A PRIMAVERA PELA PERSPECTIVA DO AYURVEDA

De acordo com Sushruta, toda a atmosfera neste período é encantadora e de natureza pura. As florestas e jardins parecem bonitos devido à floração de Palasha (Butea monosperma), lótus, Bakula (Mimusops elengi), árvores de manga e Saraca asoka. Em todas as direções, pode-se ouvir os sons melodiosos do rouxinol e das abelhas. As árvores estão cheias de folhas tenras, verdes e  frescas.

É claro que dependendo do local no planeta onde moramos, a intensidade e percepção das qualidades da Primavera são percebidas de forma diferente. Por isso, o convite é a conexão com a temperatura e com a umidade do local e perceber como isso afeta o corpo. Pois, neste período, é natural que a nossa capacidade digestiva fique debilitada, o que torna comum doenças e alergias do trato respiratório.

DIGESTÃO

Vagbhata explica que o kapha acumulado no final da temporada de Inverno, agrava na Primavera. Isso acontece porque quando kapha é exposto aos intensos raios do sol, ele derrete, transborda e viaja por todo o corpo, tendendo a produzir doenças ao se alojar nos tecidos fracos. Portanto, todos as ações direcionadas para mitigar e controlar kapha devem ser feitos afim de evitar o adoecimento.

Desse modo, essa liquefação de kapha diminui o fogo digestivo (Agni), tornando-o lento. O que dá origem a muitas doenças, como asma, indigestão, resfriado e tosse. Por isso, deve-se evitar consumir alimentos de difícil digestão, com qualidades fria e untuosa, sabores azedo e doce, pois todos esses tipos de alimentos tendem a aumentar o kapha.

ALIMENTAÇÃO

Neste período, é indicado alimentos à base de cevada antiga, trigo, mel, passas, carne de animais de terra áridas (cabra, frango, coelho) assados diretamente no fogo, isto é, uma alimentação de fácil digestão, sem umidade e sem gordura.
Também é indicado o suco de manga misturado com substâncias perfumadas como canela, cardamomo, para matar a sede à tarde. E outras bebidas como o suco de uva ou água misturada com mel.

CUIDADOS DIÁRIOS:

O começo da Primavera ainda carrega algumas característica do Inverno, por isso devemos estar atentos com a qualidade da alimentação para que o muco acumulado possa ser expurgado neste momento e assim evitarmos o adoecimento.

Além do mais, as flores começam a derramar seu pólen e perfume, fazendo com que muitas pessoas governadas pelos dosha Vata e Pitta  se sintam felizes, porém indivíduos regidos pelo dosha Kapha podem ficar febris e desenvolver alergias. No Instagram, fiz um post sobre alergia a pólen, onde coloco algumas dicas de prevenção e cuidado.

Por esta razão:

  • Evite comidas pesadas e oleosas. Também evite os sabores: azedo, doce e salgado, pois agravam Kapha;
  • Diminua o consumo de laticínios (inclusive o Ghee), alimentos fermentados, farinhas e açúcares refinados, pois aumentam a lassidão e a congestão no corpo;
  • Dê preferência para os sabores amargo, adstringente e picante que ajudam na eliminação do muco acumulado no inverno!
  • Use e abuse das flores, legumes, verduras e frutas, tais como o brócolis, couve-flor, alcachofras, abóboras (japonesa e brasileira), beterraba, cará, ervilhas, almeirão, endívia, erva-doce, escarola, nabo, rabanete e espinafre. Entre as frutas: mamão, manga, jabuticaba, laranja lima, pera e maça (Fuji e Gala);
  • Use especiarias como canela, cardamomo, cúrcuma e gengibre para equilibrar o frio que ainda faz parte da transição;
  • Faça exercícios diariamente pela manhã para manter o corpo aquecido e livre de doenças;
  • Pratique o exercício respiratório das narinas alternadas. Fisicamente mantém as vias respiratórias livres e no sutil promove equilíbrio mental e emocional.

ROTINA DE PACIFICAÇÃO:

De acordo com Vagbhata, devemos pacificar kapha seguindo os seguintes passos:

  • Prática de exercícios regulares e adequados; massagem seca ascendente usando pós medicinais (udwartana) e massagens fortes (aaghaata). Em seguida, deve-se tomar um banho reconfortante.
  • Após o banho, untar o corpo com cânfora e sândalo, pois reduzem a coceira e o odor corporal.
  • Deve-se manter a mente agradável, alegrando-se com o olhar de seu ente querido.
  • Deve-se ingerir preparados alcoólicos saudáveis (Asava, Arishta, Sidhu, Mardvika, Madhava) estando acompanhado de seus melhores amigos.
  • O tempo da tarde deve ser gasto ouvindo histórias reconfortantes, passatempos e jogos agradáveis para a mente.
  • Deve-se preferir estar em jardins onde a brisa fresca venha da direção sul, pois o vento é frio. Onde haja ao redor, abundantes reservatórios de água, com muitos tipos de árvores capazes de remover o excesso de calor e confortar a pessoa.
  • Deve-se ouvir o canto dos pássaros e desfrutar do mesmo.
  • Deve-se evitar totalmente dormir durante o dia, pois o sono diurno aumenta kapha consideravelmente.
  • Em casos mais graves, o kapha agravado deve ser expulso por emese drástica (vamana) e por instilação nasal de medicamentos (nasya ou shirovirechana).

REFERÊNCIAS:

  • Ritucharya – Ayurvedic Seasonal Regimen – 3rd Chapter  – Ashtanga Hrdayam;
  • The Complete Book of Ayurvedic Home Remedies – Vasant Lad;

Luciana Kimi

Sou terapeuta em ayurveda e facilitadora de processos de revitalização do Ser. A dança e a arte me inspiram. A natureza me conecta. Há 10 anos tive o meu primeiro contato com a ciência milenar indiana, e aprendi que a felicidade está diretamente ligada à manutenção da saúde.