DICAS DE SAÚDE PARA O INVERNO (HEMANTA E SHISHIRA RTU)
अष्टांग ह्रुदय सूत्र ३/१
Aṣṭāṃga Hridayam sutra 3.1
“O que quer que haja no ambiente, também existe o corpo humano.”
O INVERNO PELA PERSPECTIVA DO AYURVEDA
Um pouco diferente de como costumamos classificá-lo, o inverno, para o Ayurveda, está dividido em duas temporadas. Cada temporada dura aproximadamente dois meses, conforme explicado no texto “A relação das estações com a nossa saúde.“:
- Temporada inicial do inverno (Hemanta rtu): de meados de Maio até meados de Julho no Hemisfério Sul, e de meados de Novembro até meados de Janeiro no Hemisfério Norte.
- Temporada final do inverno (Shishira rtu): de meados de Julho até meados de Setembro no Hemisfério Sul, e de meados de Janeiro até meados de Março no Hemisfério Norte.
Como podemos observar, Hemanta Rtu, ou a primeira fase do Inverno abrange o que ainda chamamos de Outono no Ocidente, por isso as características climáticas como secura, frio, irregularidade e esvaziamento (queda das folhas) podem ser percebidos.
Porém em ambas as temporadas, as qualidades dos elementos água e terra se refletem, dando origem a Kapha Dosha no corpo. O qual é mais perceptível na segunda parte do Inverno, pois o céu fica nublado, o clima gélido, úmido e pesado. E a vida nas cidades, tende a mover-se vagarosamente.
DIGESTÃO
Por conta do movimento de translação e rotação da Terra, a parte onde há menos incidência solar, esfria promovendo energia e um bom apetite em todos os seres. O que estimula os sentidos, como o paladar e o olfato, pois o sistema digestivo está no seu auge.
De acordo com os textos ayurvédicos, durante o inverno, a força da digestão é tão poderosa que é capaz de digerir qualquer alimento, desassociado do seu peso e quantidade. No entanto, se você não seguir uma dieta nutritiva e saudável, o fogo digestivo ou o Agni afetará o corpo, consumindo os tecidos (autólise) e agravando o Vata Dosha no corpo, provocando desequilíbrio.
Isto é explicado com um conceito simples: por causa da baixa temperatura, o calor do corpo não se move para fora, portanto, há uma concentração interna de caloria, elevando a força da digestão. E assim como o combustível que consome as coisas que entram em contato, se o alimento não estiver disponível a tempo, o fogo digestivo poderá consumir os tecidos e provocar seu emaciamento.
CONSCIÊNCIA E ALIMENTAÇÃO
Por esta razão, devemos consumir alimentos com predominância dos sabores doce, azedo e salgado, por estimularem os sentidos e promoverem a redução de Vata.
Além do mais, é fundamental estarmos atentos a quantidade de comida que ingerimos, evitando que os tecidos se esgotem. Caso isso aconteça, sintomas como gastrite, inchaço, cólica abdominal, dor no corpo, dor de cabeça e dores nas articulações podem aparecer.
Contudo, se na segunda fase do inverno (Shishira rtu), houver o aumento de preguiça e apatia, introduza o sabor amargo, modere o sabor doce, e aumente gradualmente as especiarias picantes. Assim combateremos a possível letargia por acúmulo de Kapha na segunda temporada de inverno.
O Ayurveda descreve o inverno como uma das épocas do ano, onde o corpo tem boa força e imunidade. Se não é assim que você se sente, então preste atenção nas dicas abaixo. Precauções e ajustes no estilo de vida tornarão o inverno mais agradável.
#FICA A DICA:
🍵 Início do dia:
- Porque o sol nasce um pouco mais tarde, podemos acompanhá-lo no despertar;
- Após escovar os dentes e raspar a língua, pratique Yoga! Pois, Asanas como Saudação ao Sol, ou aqueles focados na abertura do peito e no alongamento do pescoço, drenam a sinusite e aliviam a congestão do peito;
- Faça exercícios respiratórios, como Kapalabhati ou faça respirações longas pela narina direita porque promovem a circulação e o aquecimento do corpo;
- Aplique óleo de sésamo (gergelim) em todo o corpo e tome um banho quente (veja o item: cuidados com a pele);
🍵 Cuidados com a pele:
No início do inverno (Hemanta Rtu), as qualidades seco e frio aparecem no clima. Este atributos estão relacionados a Vata Dosha (elemento ar e éter), o que pode tirar o brilho e secar a pele. Por isso, pratique:
- Auto-Abhyanga (massagem com óleo no corpo). Se feita com frequência e com óleos orgânicos não processados, reabastece o corpo com nutrição vital. Pois elimina as toxinas do corpo, tonifica e relaxa os músculos, previne o envelhecimento celular e confere um brilho jovial à pele.
- Shiro abhyanga (massagem com óleo na cabeça), pois previne couro cabeludo e cabelos secos, caspa e queda, que são bastante comuns nesta estação. Após a massagem, enxágue com água morna. O melhor óleo para aplicar é o Bhringraj, mas você também pode usar óleo de gergelim com um pouco de óleo de rícino.
- Coma mais alimentos ricos em vitamina E, tais como semente de girassol, amêndoa, pinhão, amendoim, espinafre, raiz de taro, óleo de linhaça, soja, pistache, cenoura, acelga, mostarda, nabo, nozes, mamão, abóbora e pimentão vermelho.
🍵 Roupas:
- Prefira roupas de cores quentes, como laranja e vermelho;
- Use touca, pois perdemos mais de 60% do calor do corpo pela cabeça. E não se esqueça de cobrir as orelhas e o pescoço;
- Proteja sempre os pés do frio, usando calçados ou meias, mesmo em casa. Pois, uma das razões para o aumento da dor no quadril e nas pernas durante o inverno é a exposição constante dos pés ao frio.
🍵 Alimentação:
Prefira refeições pesadas e devidamente preparadas, pois ajudam a nos manter aquecidos e com energia.
- Para o café da manhã – como as noites são mais longas, é natural sentirmos fome logo pela manhã, por isso prefira:
- Pão integral, mingau de aveia, fubá, sopa de cevada, tapioca, flocos de arroz cozido.
- Chá de gengibre, canela e cravo, pois aumenta o calor do corpo e remove o muco do sistema. Porém se houver algum tipo de inflamação, como úlcera, evite este chá e prefira tomar leite de vaca fervido com especiarias.
- No almoço prefira legumes e vegetais cozidos, grãos frescos, sopas temperadas com ghee e ensopados de peixe. Se você gosta de carne, esta é uma boa época para consumi-la.
- Especiarias como pimenta, cardamomo, canela, pimenta vermelha em pó e açafrão são boas para manter a energia intacta.
🍵 Para cuidar da digestão:
- Evite jejuar ou fazer dietas restritivas durante o inverno.
- Evite a ingestão de alimentos excessivamente picantes, amargos e adstringentes (tais como ervilhas, feijões, grão de bico e cafeína).
- Dormir após o almoço não é recomendado neste período, pois diminui o metabolismo e o fogo digestivo.
- Se você gosta de vinho, esta é a melhor época de consumi-lo, pois melhora a digestão, a circulação, além de manter o corpo aquecido.
- Sempre que tiver uma chance, exponha sua pele à luz solar e restaure a vitamina D.
- Evite se expor ao vento.
🍵 Relacionamentos:
- Mantenha contato com os amigos, pois o frio e o cinza que permeiam este período, estimulam a solidão e a depressão. Em razão disso, cultive a família e as amizades, é um ótimo antídoto.
- Se você estiver se sentindo forte e bem disposto, o sexo pode ser praticado todos os dias.
🍵 Para dormir melhor:
- No final do dia, passe um pouco de óleo de sésamo (gergelim) no topo da cabeça e na sola dos pés.
Referências:
- The Complete Book Of Ayurvedic Home Remedies– Dr. Vasant Lad
- Easy Ayurveda – Dr. Raghuram Y.S. MD
Até a próxima!
#ayurveda #saúde #vitalidade #inverno