Thempero > Reflexões  > Vitalidade e Bem-estar  > Como mudar a alimentação?

Como mudar a alimentação?

Alimentação e os princípios do Ayurveda

Muitos me perguntam como começar a se alimentar introduzindo os princípios do Ayurveda.

Ayurveda é um processo de autoconhecimento. Portanto, demanda tempo, observação e persistência. Por isso, não existe uma receita pronta, e nos afundarmos em listas para VATA, PITTA ou KAPHA pode desnutrir e não nutrir o nosso corpo.

Como mudar a alimentação?

É sempre importante informar-se com um terapeuta com experiência em Ayurveda, principalmente se houver alguma doença ou desconforto. Através da consulta, pode-se levantar quais os sabores são mais adequados para aumentar a imunidade, nutrir os tecidos e eliminar os desequilíbrios.

Mas posso dar algumas dicas gerais que ajudam a melhorar a disposição e o bem-estar:

  • 🥑 Troque o supermercado pela feira.

Fazer este passeio pode ser surpreendente, não só pela interação com os vendedores, mas também para exercitar os 5 sentidos: observar as cores, os cheiros, os sons, o toque e, porque não, experimentar o frescor das frutas ou dos legumes.

Além disso, você poderá aprender, na prática, sobre a sazonalidade dos alimentos e sentir-se mais animadx para cozinhar sua própria comida;

  • 🥑 Coma os alimentos da estação.

Eles são mais apropriados para manter a saúde. No verão, por conta do calor, tendemos a transpirar mais e a perder energia. Por isso, as frutas, legumes e verduras deste período possuem os sabores DOCE e AMARGO que nutrem e refrescam os tecidos.

Para pessoas com excesso de peso, o sabor ADSTRINGENTE, também inerente nesta época do ano, pode fazer sentido;

  • 🥑 Coma menos carne.

Podemos começar a retirar a proteína animal do jantar, isso ajuda a diminuir a sobrecarga da digestão noturna e melhora significativamente a qualidade do sono.

Depois vá diminuindo a quantidade das porções durante o almoço até atingir a cota de 300 gramas semanais. Na contra partida, amplie a ingestão de proteína vegetal, encontrado nas ervilhas, na quinoa, nas lentilhas; experimente os feijões orientais como o azuki e o moyashi, que além de serem adocicados, são altamente protéicos.

Alimentos que inflamam!

No próximo mês vamos falar de como os alimentos industrializados inflamam o nosso organismo. O Ayurveda é como a Marie Kondo da alimentação, jogamos fora e tiramos da nossa vida aquilo que não nos traz felicidade.

Alimentos frescos trazem felicidade, alimentos processados e industrializados não trazem felicidade.

#Ficaadica para o próximo passo.

#ayurveda #verão #saúde #alimentação

LEIA TAMBÉM:

Luciana Kimi

Sou terapeuta em ayurveda e facilitadora de processos de revitalização do Ser. A dança e a arte me inspiram. A natureza me conecta. Há 10 anos tive o meu primeiro contato com a ciência milenar indiana, e aprendi que a felicidade está diretamente ligada à manutenção da saúde.