Thempero > Reflexões  > Vitalidade e Bem-estar  > CONSTIPAÇÃO PELA VISÃO DO AYURVEDA

CONSTIPAÇÃO PELA VISÃO DO AYURVEDA

O corpo humano é configurado como um relógio biológico, o que inclui todas as atividades relacionadas ao seu bom funcionamento, como a digestão, a excreção e o sono.

A excreção é um processo de eliminação de resíduos e por isso é uma atividade vital diária e sua perturbação é conhecida como constipação. Tida como um problema gástrico comum, algumas pessoas não levam esse desconforto a sério, mas a prisão de ventre pode ser a causa ou estar associada a muitas outras doenças.

Por exemplo, um paciente com depressão ou artrite reumatóide geralmente apresenta constipação como sintoma associado. Uma pessoa com enxaqueca também pode ter constipação e em muitos casos, o alívio da prisão de ventre pode contribuir para a redução da enxaqueca e da depressão.

Portanto, há uma necessidade imediata de se examinar esse desconforto para manutenção da saúde.

CONSTIPAÇÃO E AYURVEDA

De acordo com o Ayurveda, a constipação é muito mais do que evacuação lenta ou a falta dela. É um sinal de desequilíbrio Vata e bloqueio dos srotas (canais).

Sinônimos no Ayurveda para constipação: Vibandha, Vishtabdhata, Malabaddhata, Baddhavarchas, Stabdha Pureeshata, Varcho Vibandha.

QUAL É O VERDADEIRO PROBLEMA DA CONSTIPAÇÃO

É definido como constipação quando os resíduos ficam presos dentro dos intestinos. A questão é que o intestino grosso é projetado para armazenar fezes por um determinado período de tempo. Porém, se a excreção ficar estocada além deste intervalo, o verdadeiro problema aparece! Pois, a falta do movimento intestinal envia sinais errados ao fígado, cérebro e sistema imunológico, provocando enxaqueca e outras complicações.

O QUE PROVOCA CONSTIPAÇÃO?

  • Ingestão de alimentos com qualidades secas, leves e ásperas.
  • Qualquer alimento que cause secura na boca, leveza no corpo e aspereza na pele.
  • Consumo excessivo de alimentos picantes, adstringentes e salgados.
  • Despertar durante à noite.
  • Ingerir pouca água.
  • Trabalhar sob forte luz do sol, longas caminhadas e fazer viagens pesadas.
  • Ficar sentado no mesmo lugar por muito tempo.
  • Falta de fibras suficientes na dieta.
  • Uso excessivo de antiácidos.
  • Distúrbios neurológicos, como doença de Parkinson.
  • Depressão, artrite reumatóide e câncer de colon.
  • Gravidez – o feto pressiona os intestinos, causando a falta de movimentos intestinais.
  • Obstrução intestinal – problemas estruturais como torção dos intestinos.

PATOLOGIA PELA VISÃO DO AYURVEDA

De acordo com o Ayurveda, os movimentos do baixo abdomen (escroto, testículos e pênis, ovários, útero e vagina, bexiga, sistema urinário, região do umbigo, virilha, ânus, reto, colon, intestino delgado e intestino grosso) são governados por Apana Vayu, um dos cinco subtipos de Vata. Apana significa região anal ou parte inferior do corpo.

Quando as funções do Apana Vayu são significativamente afetadas, isto é, agravado e bloqueado pelas ações citadas na lista acima, resultam em prisão de ventre (constipação absoluta ou fezes duras, de pouco volume ou baixa frequência).

Se o problema for negligenciado por muito tempo e os fatores causais continuarem, hemorróidas, fissura no ânus, distensão gasosa do abdômen, inchaço e fecólito duro, podem se manifestar. Assim como, dores de cabeça, distúrbios hepáticos e várias doenças metabólicas e intestinais podem ser promovidos. E em alguns dos indivíduos o surgimento de dor nas costas e peristaltismo reverso.

 

COMO PREVINIR?

Inclua fibras na sua dieta. Muitas frutas, vegetais, legumes, milho (farelo), couve-flor, passas, repolho, espinafre, vegetais de folhas verdes, aipo, frutas vermelhas, goiaba, figo, laranja, semente de linhaça, feijões pequenos e cogumelo.

Beba boa quantidade de água ao longo do dia. Observe que, em uma pessoa normal, o Ayurveda aconselha beber água apenas quando estiver com sede. Mas em uma condição de doença, como a constipação, pode-se ingerir uma quantidade maior de água, que junto com uma dieta rica em fibras amolece os intestinos e previne a constipação.

Evite o excesso de café e chá. Algumas pessoas não sentem o movimento peristáltico a menos que tomem café ou chá. Neste caso, este conselho não se aplica.

Reduza o consumo de leite e laticínios. Se você está se sentindo constipado, considere esta redução.

Pratique exercícios. Não se sente em um lugar por um longo período de tempo, além disso, considere caminhar por pelo menos 15 minutos por dia.

Não segure o desejo de evacuar ou urinar. De acordo com o Ayurveda, o desejo natural de eliminação é sinal para a pessoa agir imediatamente. A contenção regular desta necessida levará à constipação.

Evite comida excessivamente apimentada, alimentos não vegetais pesados e alimentos fritos.

O QUE FAZER EM CASO DE CONSTIPAÇÃO?

  • Beba dois a quatro copos extras de água por dia (a menos que haja restrição de líquidos).
  • Experimente líquidos quentes, especialmente de manhã.
  • Beba um copo de água morna à noite.
  • Considere fazer uma massagem com óleo (abhyanga) ou faça em você mesmo (auto abhyanga).

Em casos subjacentes como depressão, enxaqueca, SII (sindrome do intestino irritável) e artrite reumatoide, os sintomas, o processo digestivo e a doença devem ser devidamente tratados.

REMÉDIOS CASEIROS

  • Mergulhe 10-15 passas em água pela manhã e consuma-as à noite.
  • 1 colher de chá de ghee de vaca deve ser dissolvida em um copo (150ml) de água morna. Em pacientes não diabéticos, 1 colher de sobremesa de açúcar também pode ser adicionada e tomada antes de dormir. Isso é altamente eficaz contra constipação leve.
  • Moer folhas tenras de mamona (rícino) até formar uma pasta fina e adicionar gel de Aloe Vera (babosa). Esta mistura é boa para pessoas que sofrem de prisão de ventre com frequência.
  • O uso regular do gel de Aloe Vera na dieta evita intestinos endurecidos.

Muito cuidado com  uso excessivo de laxantes por um longo período de tempo, pois o decurso deste processo pode piorar a constipação. Portanto, seja proativo para mudar seu estilo de vida e hábitos alimentares, mesmo se estiver usando um medicamento caseiro.

YOGA ASANA PARA ALIVIAR A CONSTIPAÇÃO

Pratique Yoga Asanas como: Pawanmuktasana, Uttana Padasana, Salamba Sarvangasana e outros asanas e exercícios que colocam pressão no abdômen.

A prática de yoga asana exige acompanhamento de um profissional habilitado e com experiência. Os benefícios citados abaixo dependem de uma orientação correta e de um profundo conhecimento do corpo humano.

Segue um exemplo que como a prática pode ser favorável para a recuperação da saúde.

Salamba Sarvangasana

Este asana trabalha pela harmonia e felicidade do corpo humano e os ganhos vão além do alívio abdominal. São eles:

Melhora o funcionamento das glândulas tireoide e da paratireoide, pois em virtude do bloqueio firme do queixo, há o aumento do suprimento de sangue para estas glândulas.

Alivia a asma, bronquite e dores de garganta. Como o corpo está invertido, o sangue venoso flui para o coração sem nenhum esforço.

A prática regular ajuda no tratamento de resfriados e sinusite.

Acalma os nervos porque como a cabeça permanece firme nesta postura invertida, e o suprimento de sangue é regulado pelo bloqueio do queixo, os nervos são acalmados e as dores de cabeça – mesmo que crônicas – desaparecem.

Alivia a hipertensão e a insônia devido a prática calmante da postura sobre os nervos.

Melhora o movimento intestinal, alivia a colite, trata da hemorróida e hérnia, pois com a mudança da gravidade do corpo, os intenstinos se movimentam livremente e a prisão de ventre desaparece.

Este asana também é indicado para desordens urinárias, tratamento de útero prolapso e miomas uterinos. Além disso, alivia a congestão e peso nos ovários, e ajuda no tratamento de ovário policístico.

Em adicional, reduz a cólica menstrual e regulariza o fluxo, porém só deve ser praticado entre os períodos menstruais.

Precauções:

  • Não pratique este asana durante a menstruação.
  • Pessoas com pressão alta devem praticar este asana somente após permanecer em Halasana por pelo menos 3min.

REFERÊNCIAS

  • Constipation Causes, Ayurvedic Treatment, Home Remedies – Easy Ayurveda by Dr. Raghuram Y.S. MD (Ayu).
  • Luz sobre o Yoga – B.K.S.Iyengar.
  • Yoga, the path to holistic health – B.K.S.Iyengar.

Luciana Kimi

Sou terapeuta em ayurveda e facilitadora de processos de revitalização do Ser. A dança e a arte me inspiram. A natureza me conecta. Há 10 anos tive o meu primeiro contato com a ciência milenar indiana, e aprendi que a felicidade está diretamente ligada à manutenção da saúde.