Aprendizagem colaborativa

Quer fazer um projeto fluir? As reuniões estão longas e improdutivas? Quer melhorar a integração do time e desenvolver o protagonismo? Quer aumentar a aceitação do seu produto e reduzir o desperdício?

Objetivo: Incorporar relações de trabalho mais horizontais trazendo práticas mais colaborativas para entender e redesenhar fluxos de trabalho e processos.

QUANDO FAZER?

  • Se o problema não resolvido fica "escondido"entre um departamento e outro;
  • Se preciso melhorar as relações inter-setoriais;
  • Se preciso alinhar conhecimento e ponto de vista;
  • Se preciso aumentar o engajamento dos envolvidos em um determinado projeto;

COMO É FEITO?

  • Criação de fluxos de conversação e ambientes propícios para cocriação e participação ativa;
  • Identificação e gestão de grupos para melhor condução do projeto;
  • Gestão virtual para informar, acompanhar e orientar as equipes envolvidas;
  • Registro da evolução dos trabalhos, responsabilização e compartilhamento das informações;
  • Condução de reuniões presenciais de forma colaborativa e construtiva.
  • Workshops para entendimento do desafio e definição de objetivos;

METODOLOGIAS:

TEORIA U - SENTIR ANTES DO AGIR. PERCEBER E PERMITIR QUE O NOVO EMERJA.

A Teoria U foi criada por Otto Scharmen, economista americano e professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Elaborou-a com base em uma pesquisa que durou 10 anos, da qual fez parte os colegas Peter Senge (autor da Quinta Disciplina) e Joseph Jaworski.

O QUE É FEITO?

Exercícios práticos para conexão consigo e com o outro, onde promovo a:

  • prática da empatia
  • da escuta ativa
  • e do diálogo

Depois de estabelecermos a nova perspectiva do desafio, daí sim partimos para cocriação! Utilizando mindsets como Design Thinking ou Lean Thinking.

"Não podemos transformar o comportamento de sistemas a não ser que transformemos a qualidade da consciência e da atenção que as pessoas colocam em suas ações dentro desses sistemas, tanto individualmente como coletivamente." - Dr. C. Otto Scharmer - Presencing Institute & ULab MIT


 

ANÁLISE DO FLUXO DE VALOR - UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM "Lean Thinking" PARA ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS E ADMINISTRATIVOS.

Servico Analise de fluxo

O QUE É FEITO?
  • Identificação dos GAPs e perdas de produção, projetos e gestão;
  • Identificação do fluxo crítico, aquele por onde começo a resolver o problema;
  • Identificação do “pino de boliche” que derruba os demais “pinos”, isto é, as ações que resolvem 80% do problema;
  • Orientação das etapas de avanço: o que e como fazer diferente.
COMO É FEITO?
  • Construção do fluxo de forma colaborativa e investigativa;
  • Condução para identificação, redução e eliminação dos desperdícios;
  • Responsabilização e gestão da implementação;
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