Saúde nos negócios

Invariavelmente, quando falamos sobre saúde nos negócios é automático associar esta palavra às questões financeiras. Em resumo, sobre o equilíbrio das contas a pagar e receber, empréstimos e afins.

Em outro momento pode soar como se quiséssemos rever o tal modelo de negócio, aí logo "puxamos" frames como o Canvas, Mapas de Empatia e Personas análogas. Quando o interlocutor é mais sensível pode-se fazer reflexões sobre ações outdoor, atividades experienciais e conversas em roda.

Todos os itens acima citados são válidos. A questão é: e quando voltamos para o indoor? Por quanto tempo os insights e propostas de mudança perduram? E o financeiro? O que nos impede de ser transparentes?

Para mim a saúde de uma organização está baseada nas relações humanas. No respeito do emergir do outro. No texto "Cocriação para o despertar" discorro sobre a não tentativa de formatar, organizar ou definir seres-humanos. Não percebemos, mas fomos treinados para fazê-lo a todo momento. 

É uma afirmação desconfortável porque fomos adestrados a ouvir mais sobre o que o outro tem a nos dizer sobre nós mesmos, e menos instigados a nos perceber, sentir e valorizar. Já percebeu que a crítica é uma tentativa de fazer o outro se movimentar na nossa direção?

E continuo na reflexão: já tentou interagir com alguém sem tentar moldá-lo ou encaixá-lo dentro do seu propósito ou interesse? Parece estranho, não? Mas não é isso que fazemos quando exigimos de um filho que entre em uma determinada faculdade ou curso?

Já extrapolou este raciocínio para as pessoas que trabalham com você? Pois bem, em um mundo mais autônomo, onde os valores não são mais os mesmos de quando nascemos, vide a necessidade de comprar um carro! Quando eu tinha 20 anos, era essa a maior meta de um jovem! Devemos repensar as estruturas que construímos para abarcar nossos negócios, família e relações.

Em outro artigo "Quando eu me torno o inimigo" faço a diferenciação entre comportamento Membrana e Domo. Acredito que por um bom tempo viveremos em mundos entrelaçados por Domos e Membranas.

Não acredito na exclusão de uma forma para o aparecimento de outra. Até porque "nossos mundos" são pautados pelas relações que construímos.

Cabe a cada um de nós, escolher a forma onde a saúde se perpetue além do corpo físico. Ser Membrana ou Domo está diretamente ligado ao quanto estamos abertos a novas relações, pensamentos e crenças diferentes da nossa.

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes

Revistas

Curadoria e atualização diária de reportagens, informações e dados relevantes para melhor compreensão da sua jornada ou negócio!

View my Flipboard Magazine.          View my Flipboard Magazine.          View my Flipboard Magazine.

Receba nossa newsletter

ENTRE EM CONTATO

Siga-nos