Inove e Realize: como gerar resultados através de equipes multidisciplinares?

JÁ OUVIU FALAR DO IDM?

Quando começamos a falar sobre como fazíamos o nosso trabalho, várias pessoas nos perguntavam como gerar resultados com tantas diferenças dentro dos grupos formados por lideranças ou até mesmo a empresa toda! 

Os questionamentos vinham carregados de espanto quando dizíamos que também gerávamos resultado com pessoas que nunca tinham se visto ou que realmente provocávamos a divergência para que a inovação pudesse surgir. 

Se olharmos para a história recente quantas inovações vierem como resultados de guerra, catástrofes naturais ou necessidade de sobrevivência? Centenas? Milhares? A maioria veio de situações difíceis de lidar, onde a escassez era o fator limitante, onde resolver o problema era um questão de sobrevivência.

FAZER DIFERENTE

E se pudéssemos fazer diferente? Aproveitar de forma única a especialidade, o conhecimento, a história de cada indivíduo? Quem já não se deu conta que a infelicidade paira em não praticarmos a nossa essência, o nosso dharma ou seja lá como isso se chama! A felicidade vem de sermos nós mesmos, de podermos levar para o trabalho ou para casa todo o nosso ser, não apenas parte de nós… o que é mais usual.

Inove e realize colaboracao

Pois bem, pensando nisso pesquisamos e estudamos diversas ferramentas, e encontramos o Innovation Decision Mapping, mais conhecido como IDM, que funciona basicamente como um brainstorming onde a única regra é não justificarmos nenhuma ideia. Essa regra é mágica, pois nos permite enxergar nossos colegas, entendermos outros pontos de vista, exercitar o ouvir e o refletir para daí falarmos o que pensamos sobre o assunto.

Viu que interessante? Como a regra é para todos, então a dinâmica que vemos é exercício do compartilhar, o início para entendermos qual a necessidade real do grupo, não aquilo que falamos para “inglês ver” mas verdadeiramente aquilo que sentimos, o que nos incomoda. Quando fazemos este exercício, temos a possibilidade de exorcisarmos nossos medos, ver que não somos únicos no planeta a termos aquele problema, nos sentimos mais acolhidos, mais iguais apesar das diferenças.

APLICANDO O IDM - INNOVATION DECISION MAPPING

E eis que vem a surpresa, o grupo começa a pensar como solucionar o problema, não mais pensando nos obstáculos que os impedem de caminhar, mas pensando em formas de trilhar o futuro. Daí para frente o que vemos são sorrisos e exclamações “oh! como não tinha pensado nisso!”, “isto cabe perfeitamente no meu negócio!”, “nunca tinha imaginado que se pudesse trabalhar desta forma com pessoas que não conhecia!” Tudo isso cabendo no espaço e tempo de quatro horas, por isso a metodologia é perfeita para as pequenas e médias empresas.

Inove e realize planejamento colaborativo

No final o cansaço existe, é um reflexo de como não estamos acostumados a trabalhar desta forma! Para pensarmos “fora da caixa”, nosso cérebro precisa ser exercitado! E situações como essa são, sem dúvida, uma oportunidade para começarmos esta jornada!

Sejam bem vindos! 

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes

Revistas

Curadoria e atualização diária de reportagens, informações e dados relevantes para melhor compreensão da sua jornada ou negócio!

View my Flipboard Magazine.          View my Flipboard Magazine.          View my Flipboard Magazine.

Receba nossa newsletter

ENTRE EM CONTATO

Siga-nos