“Como automatizar a nossa rotina?” – Empreendedorismo feminino

De acordo com os dados do Sebrae, 52% da nova “cara” do empreendedorismo brasileiro são mulheres! A pesquisa revela que diferente do século passado, onde empreender significava ser um complemento da renda familiar ou um passatempo, hoje estas mulheres são mais movidas pela oportunidade do que pela falta de alternativas!

FLEXIBILIDADE E TEMPO

Além disso, algo mais significativo está fazendo com que escolham esta jornada, A FLEXIBILIDADE EM ADMINISTRAR O PRÓPRIO TEMPO, isto é, dividir o trabalho com outras atividades da vida familiar!

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Como automatizar a nossa rotina Automatize

O TEMPO é algo fundamental na vida destas mulheres… Por isso entre todas as dicas de planejamento e organização:

  • Praticar um ritual de foco;
  • Começar cedo!
  • Eliminar a papelada;
  • Juntar as distrações;
  • Limpar a mesa;
  • Escrever emails curtos;
  • Limitar o tempo das reuniões;
  • Fazer uma pequena lista;
  • Limitar as horas de trabalho;
  • Agendar horas de tempo criativo;
  • Tirar uma folga para respirar;

Digo sempre! AUTOMATIZE!

TAREFAS AUTOMATIZADAS

De acordo com a Coach Dani Salles, separar o joio do trigo é fundamental! Por exemplo:

  • Separe tarefas urgentes, de ação imediata das tarefas circunstanciais que desperdiçam seu tempo
  • Faça uma análise e avalie quais tarefas podem e devam ser AUTOMATIZADAS
  • Escolha um aplicativo ou um software, de preferência na nuvem, que para você seja fácil de usar e adequado ao seu negócio

Vantagens de usar a nuvem:

  • Você pode acessar de qualquer dispositivo móvel;
  • Custo mais baixo pelo serviço;
  • Geralmente são muito fáceis de usar e rápidos;

Atenção:

  • Dê preferência para aqueles que integram com outros softwares;
  • Avalie o serviço de atendimento, o diferencial, na maioria das vezes, está ai;
  • Avalie o preço do serviço x o tamanho do seu negócio;

GESTÃO DO TEMPO

Quais aplicativos eu uso?

Google Agenda:

  • Gratuíto;
  • Compartilha agenda com equipe multidisciplinar;
  • Integrável com a maioria dos aplicativos;
  • Múltiplas agendas;
  • Visual (principalmente se usar as cores para identificar cada agenda);

Trello:

  • Versão básica gratuíta;
  • Foco em gestão de projetos;
  • Bem simples de usar, as tarefas podem ser classificadas em To do (para fazer) – Doing (em execução) – Done (feito);
  • Tem uma agenda própria, integra com o Google somente na versão paga;
  • Visual: pode anexar imagens e fotos do projeto;
  • Pode anexar arquivo;
  • Compartilha projeto com equipe multidisciplinar;
  • Adiciona comentários;
  • Possibilita equipe votar melhor ideia;

Harvest:

  • Software pago;
  • Usar quando há necessidade de gerir o tempo na execução do projeto;
  • Histórico de tempo do projeto, do cliente e de cada colaborador;
  • Possibilidade de registrar os gastos envolvidos no projeto (despesa, alimentação, compra de material, etc);
  • Possibilita cálculo de estimativa (próximo orçamento);
  • Emissão de pedido, cobrança via paypal (configurável);
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