SBCC – Gestão Colaborativa

SBCC – PROJETO SLI 2014/2015 – GESTÃO DO GRUPO DE EVENTOS

DESAFIO

No início de 2013 o Grupo de Eventos da SBCC tinha os seguintes desafios:

  • Atrair novas empresas para o projeto;
  • Desenhar tecnicamente a Sala Limpa Itinerante para o terceiro biênio;
  • Definir novas formas de atuação.
WORKSHOP DE COCRIAÇÃO

Em junho de 2013, através da cocriação, foi feito o Diagnóstico da situação do grupo:

  • Causa raiz: aumentar a transparência do projeto e melhorar a comunicação entre associação e associado;
  • Objetivo: aumentar os resultados para SBCC e parceiros.

Para isso o grupo precisava se organizar de forma sistêmica e desenvolver um planejamento que os conduzisse ao resultado desejado.

Os itens acima foram considerados como base na construção da nova relação com o associado.

GESTÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

A partir de então, o grupo de eventos se encontra uma vez por mês, utilizando a facilitação da THEMPERO para:

  • Engajar os stake-holders: empresas patrocinadoras do projeto, empresa de comunicação, equipe de vendas da SBCC, diretoria da SBCC e organizadores dos eventos Febrava, FCE e Hospitalar;
  • Alinhar área técnica e área estratégica do projeto SLI;
  • Avaliar o status do financeiro do projeto pelos envolvidos;
  • Avaliar a condução estratégica do projeto pelos envolvidos;
  • Estimular e refinar a convivência;
  • Diminuir a participação e aumentar a interação;
  • Definir próximos passos;
  • Responsabilizar os envolvidos.
PLANEJAMENTO COLABORATIVO

SBCC Gestao colaborativa grupo de trabalhoSBCC Gestao colaborativa reuniaoSBCC Gestao Colaborativa apresentacao dos trabalhos

Durante estes encontros todas as decisões são tomadas de forma colaborativa, isto é, as ações são construídas considerando todos os pontos de vista, incluso: fornecedores, associados e associação.

O modelo mental utilizado para construção do Plano Colaborativo é o Double Diamond, que facilita a construção dos insights e ajuda na convergência e definição das ideias e entregas.

Gestao colaborativa Double DiamondDouble Diamond

RESULTADOS
  • AUMENTO DA TRANSPARÊNCIA:
    • Levantamento e análise financeira do Grupo de Eventos dos últimos 4 anos;
    • Resultados:
      • Identificação de gaps e oportunidade de melhoria;
      • Mais segurança para as tomadas de decisão orientadas pela Diretoria;
      • Formatação mais precisa do budget de 2014 e 2015;
      • Melhoria significativa no resultado financeiro: do saldo negativo de 2013 para o saldo positivo em 2014 e 2015. 
  • MELHORIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE ASSOCIADO E ASSOCIAÇÃO:
    • Desenvolvimento e implantação de Planejamento Colaborativo através de reuniões mensais e compartilhamento via mídia social:
      • Fase 1 (ago/13 a ago/14): utilização de mídia social como base de interação;
      • Fase 2 (set/14 até agora): por sugestão do grupo, mudança da base de interação para o Google Groups.
    • Resultados:
      • Atração de novas empresas;
      • Aumento da transparência nos quesitos financeiro e técnico;
      • Incentivo a formação de novas ideias através da colaboração, resultando em maior amistosidade e benchmarking entre os envolvidos (parceiros, patrocinadores, organizadores).
  • PLANEJAMENTO DAS FEIRAS FEBRAVA 2013, FCE 2014 E HOSPITALAR 2014:
    • Resultados:
      • Pavilhão SBCC mais adequado às necessidades das empresas partícipes;
      • Maior integração entre as equipes de apoio: vendas e operação;
      • Atendimento do budget financeiro através do controle e análise de cada feira.
PARTICIPANTES
BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes

Revistas

Curadoria e atualização diária de reportagens, informações e dados relevantes para melhor compreensão da sua jornada ou negócio!

View my Flipboard Magazine.          View my Flipboard Magazine.          View my Flipboard Magazine.

Receba nossa newsletter

ENTRE EM CONTATO

Siga-nos