Cocriação e o Coletivo

Antes de cocriar, conecte-se

Por que temos medo do outro? Por que temos medo do confronto?

Faço parte de alguns grupos, onde o objetivo é criar fluxos de trabalho que façam sentido para os envolvidos. A discussão inicial sempre envolve a definição do que une as pessoas, traduzido pelo o tão sonhado "propósito".  

A questão é, mesmo que se encontre o sentido de estarmos juntos, cada um está realmente conectado com o outro?

Continue Lendo

Para criar o novo, abra o coração

Nesta semana, durante a condução de um grupo para formar uma gestão mais colaborativa, instiguei um movimento que há muito experimento nas sessões terapêuticas, mas que venho aos poucos incorporando nos negócios.

O sentir... Sim, sentir antes do agir. Perceber e permitir que o novo emerja.

O engraçado é que investigando a Teoria U, encontrei uma base técnico-científica para sustentar a pausa e o sentir nos negócios.

Continue Lendo

Cocriar para o despertar

Uma das coisas que sempre falo durante um processo colaborativo é o respeito que devemos ter no movimento do outro ser-humano que está conosco no projeto!

Respeito não significa que você não deva questionar uma ideia ou discordar dela, respeito é a não tentativa de transformar o outro em você mesmo. Explico! Na discordância ou no conflito, temos o impulso de criticarmos aquilo que não nos foi ensinado, aquilo que não compreendemos ou aquilo que parece desrespeitar ou desrespeita nossos princípios e valores.

Continue Lendo

Cocriação! Nosso Uber das ideias!

Você sabe de onde vem as boas ideias?

Somos sociais não apenas porque dependemos de outros para viver, mas porque os outros influenciam na maneira como convivemos conosco mesmos e com aquilo que fazemos.  O vídeo do Steven Johnson exemplifica por meio da história, como nossas ideias podem ser transmutadas e criativas no simples contato, observação ou conviviência com outros seres-humanos.

Continue Lendo

Cocriação, você sabe o que é?

A ORIGEM DO TERMO COCRIAÇÃO

O termo surgiu no início dos anos 2000 como desdobramento do termo co-produção, difundido no final da década de 70. Atribui-se ao artigo “Co-Opting Customer Competence”, dos autores Krishnarao Prahalad e a Venkat Ramaswamy na Harward Busines Review, como o grande responsável por difundir o termo quando publicado no ano de 2004.

Continue Lendo

Por que devemos compartilhar?

A PEQUENA E MÉDIA EMPRESA NA ERA DA COLABORAÇÃO

A palavra “compartilhar” tem vários significados, pode significar “fazer parte de”, também pode ser “dividir, partilhar” algo ou também, de uma maneira mais técnica, pode ser “compartilhar arquivos, compartilhar a rede”. O significado em si já diz muita coisa, mas por que no mundo atual se torna tão importante praticarmos este novo comportamento?

Continue Lendo

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes

Revistas

Curadoria e atualização diária de reportagens, informações e dados relevantes para melhor compreensão da sua jornada ou negócio!

View my Flipboard Magazine.          View my Flipboard Magazine.          View my Flipboard Magazine.

Receba nossa newsletter

ENTRE EM CONTATO

Siga-nos