Aprendizagem colaborativa

Insights sobre colaboração, coletivo e cocriação que vão além da utilização de ferramentas. Resultado de experimentações, construção e gestão de projetos baseados na cooperação.

Deixe as pessoas em paz

Quer ajudar alguém? Fique quieto, escute, aprenda e promova a inteligência livre.

Separei este vídeo porque para mim é tão cheio de aprendizagem que se tornou difícil tentar colocar todos os insights em forma de lista. Por isso, este texto é um convite para assistirmos os 17min desta palestra incrível e se você se sentir confortável, compartilhar o que te tocou! Quem vem?

Continue Lendo

Cocriar para o despertar

Uma das coisas que sempre falo durante um processo colaborativo é o respeito que devemos ter no movimento do outro ser-humano que está conosco no projeto!

Respeito não significa que você não deva questionar uma ideia ou discordar dela, respeito é a não tentativa de transformar o outro em você mesmo. Explico! Na discordância ou no conflito, temos o impulso de criticarmos aquilo que não nos foi ensinado, aquilo que não compreendemos ou aquilo que parece desrespeitar ou desrespeita nossos princípios e valores.

Continue Lendo

10 motivos para você não aderir à Gestão Colaborativa

SE VOCÊ ACHA QUE SABE TUDO, ENTÃO NÃO LEIA!

Nos ambientes onde discorro sobre colaboração e a nova forma de gestão, sempre há comentários do tipo:

"Ahhh, mas é tão difícil fazer o outro entender o nosso ponto de vista, né?" ou "Pessoas... podíamos tocar este projeto, mas o problema são as pessoas..."

Continue Lendo

MITO#1 GESTÃO COLABORATIVA é trabalhar como voluntário e não receber nada por isso

#‎SÓQUENÃO. A PALAVRA COLABORAÇÃO ESTÁ UM TANTO DESGASTADA COMO UM JEANS SURRADO DENTRO DO ARMÁRIO.

Mas vamos colocar os pingos nos is!

Quando você decide colaborar com qualquer pessoa, grupo ou organização você é partícipe no processo. A ideia de que colaborar é onde só um faz e outro recebe está equivocada. Trata-se de duas vias: eu dou e eu também recebo. Não tem a ver com assistencialismo.

Continue Lendo

A economia da nova era

A ECONOMIA DA NOVA ERA - O QUE OS MOVIMENTOS DE JUNHO DE 2013 E MARÇO DE 2015 TEM HAVER COM O SEU NEGÓCIO?

Em agosto, a minha timeline foi inundada por diversos artigos, protestos sobre a proibição do Uber em São Paulo e como o novo capitalismo (mais colaborativo) está tomando conta das ruas, etc e tal, o que me fez querer compartilhar algo que venho estudando a tempos.

Continue Lendo

Como fazer um planejamento colaborativo?

DICAS PRÁTICAS DE COMO FAZER UM PLANEJAMENTO COLABORATIVO

Pelo menos três pessoas são necessárias para construção de um plano colaborativo. Por que três? Porque se se fizer com dois, pode haver dicotomia e separação dos corpos (cada um ir para um lado) e se for um, pois si só podemos concluir que não será colaborativo.

Continue Lendo

Por que devemos compartilhar?

A PEQUENA E MÉDIA EMPRESA NA ERA DA COLABORAÇÃO

A palavra “compartilhar” tem vários significados, pode significar “fazer parte de”, também pode ser “dividir, partilhar” algo ou também, de uma maneira mais técnica, pode ser “compartilhar arquivos, compartilhar a rede”. O significado em si já diz muita coisa, mas por que no mundo atual se torna tão importante praticarmos este novo comportamento?

Continue Lendo

Antes de cocriar, conecte-se

Por que temos medo do outro? Por que temos medo do confronto?

Faço parte de alguns grupos, onde o objetivo é criar fluxos de trabalho que façam sentido para os envolvidos. A discussão inicial sempre envolve a definição do que une as pessoas, traduzido pelo o tão sonhado "propósito".  

A questão é, mesmo que se encontre o sentido de estarmos juntos, cada um está realmente conectado com o outro?

Continue Lendo

Mitos sobre colaboração

QUANDO VOCÊ CHAMAR ALGUÉM PARA UM PROJETO QUE ENVOLVE A PALAVRA "COLABORAÇÃO", CERTIFIQUE-SE DAS TROCAS ENVOLVIDAS!

Este dias pensei sobre alguns mitos que assombram a palavra colaboração, mas um deles me chama mais atenção por envolver remuneração.

Continue Lendo

Colaborar para que? Para inovar e crescer

OS DESAFIOS DA COLABORAÇÃO

Colaborar não é só dar ideias, não é colocar a ficha na caixa de sugestões, não é receber um relatório informativo ou a premiação da super ideia. Colaborar exige interação entre as partes envolvidas, exige protagonismo na construção da solução.

Continue Lendo

Onde está o conhecimento?

Há muito venho observando e testando em mim mesma como aprender de forma mais rápida e assertiva. Comecei testando os grupos nas redes sociais e descobri uma série de cursos e dicas que estão fora dos principais circuitos da educação tradicional (diga-se de passagem escolas e universidades).

Continue Lendo

Para criar o novo, abra o coração

Nesta semana, durante a condução de um grupo para formar uma gestão mais colaborativa, instiguei um movimento que há muito experimento nas sessões terapêuticas, mas que venho aos poucos incorporando nos negócios.

O sentir... Sim, sentir antes do agir. Perceber e permitir que o novo emerja.

O engraçado é que investigando a Teoria U, encontrei uma base técnico-científica para sustentar a pausa e o sentir nos negócios.

Continue Lendo

Cocriação! Nosso Uber das ideias!

Você sabe de onde vem as boas ideias?

Somos sociais não apenas porque dependemos de outros para viver, mas porque os outros influenciam na maneira como convivemos conosco mesmos e com aquilo que fazemos.  O vídeo do Steven Johnson exemplifica por meio da história, como nossas ideias podem ser transmutadas e criativas no simples contato, observação ou conviviência com outros seres-humanos.

Continue Lendo

MITO#2 Não há conflito na GESTÃO COLABORATIVA

MITO2 Gestao Colaborativa e conflito de ideias

#SÓQUENÃO. “PAZ NÃO É AUSÊNCIA DE CONFLITO”. ISSO SE APLICA À GESTÃO COLABORATIVA QUE FAVORECE O BOM DEBATE DE IDEIAS

É o desafio atual, dentro das organizações, encontrar um caminho salutável, onde há a inclusão dos diversos lados.

Eu escuto e também sou escutado. Eu avanço e também recuo. Eu dou espaço para o outro se colocar, mas também tomo o meu próprio espaço. É assim que se compõe uma boa conversa.

Continue Lendo

O departamento de RH na era da colaboração

COMO O DEPARTAMENTO DE RH PODE AJUDAR NESTE PROCESSO?

Coincidência ou não, este mês fui entrevistada por duas revistas especializadas em RH, interessadas sobre o assunto “cocriação”. E a pergunta recorrente foi “Como o RH pode ajudar neste processo?"

Continue Lendo

Cocriação, você sabe o que é?

A ORIGEM DO TERMO COCRIAÇÃO

O termo surgiu no início dos anos 2000 como desdobramento do termo co-produção, difundido no final da década de 70. Atribui-se ao artigo “Co-Opting Customer Competence”, dos autores Krishnarao Prahalad e a Venkat Ramaswamy na Harward Busines Review, como o grande responsável por difundir o termo quando publicado no ano de 2004.

Continue Lendo

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes

Revistas

Curadoria e atualização diária de reportagens, informações e dados relevantes para melhor compreensão da sua jornada ou negócio!

View my Flipboard Magazine.          View my Flipboard Magazine.          View my Flipboard Magazine.

Receba nossa newsletter

ENTRE EM CONTATO

Siga-nos